Carne bovina: preço médio tem valorização de 12% no mercado externo
17 de janeiro de 2022
Balança comercial do agro tem superávit de US$ 105 bi, confirma Ipea
18 de janeiro de 2022

8 maneiras de prevenir doenças de bezerros

Uma estação de parto saudável e produtiva pode dar a sua propriedade um impulso para o ano inteiro. E como pecuaristas, sabemos que a lucratividade depende de um bezerro saudável e próspero a cada ano. No entanto, prevenir doenças de bezerros durante a estação de parto é mais fácil do que fazer.

Aqui estão 8 coisas que você deve fazer a cada temporada de parto para garantir o sucesso:

1) Parto em um ambiente limpo e seco

“Limpo” significa um lugar onde você não invernava vacas. A umidade pode matar os bezerros, então garanta que o parto seja feito em terrenos bem drenados.

2) Deixe os animais mais espalhados possível

Bezerros nascidos ao ar livre em pastagens onde os animais estão “espalhados” é o ideal. É claro que a temperatura ambiente também é um fator, mas ficar ao ar livre em um clima propício ao parto continua sendo o melhor.

3) Mantenha os animais fora do estábulo

Se vacas e bezerros têm acesso a um estábulo, ele se torna uma incubadora de doenças. Deixar os bezerros em um abrigo bem acamado durante o mau tempo é bom, mas mantenha as vacas fora do estábulo.

4) Garanta fornecimento adequado de colostro

Garantir que os bezerros recebam colostro adequado é fácil em uma fazenda leiteira, mas com vacas de corte, nem sempre sabemos se os bezerros mamaram ou quanto. Se você não tiver certeza se um bezerro foi amamentado, ordenhe a vaca e forneça colostro a esses bezerros o mais rápido possível. É fundamental que isso seja feito dentro de 12 horas de idade.

Agora, para ver se o bezerro sabe mamar, deixe o bezerro longe da vaca, mas permita o contato nariz a nariz. Um portão curto no canto de uma baia funciona melhor. Em 6-8 horas, coloque o bezerro com sua mãe e veja se ele mama. Se ele fizer isso, ótimo. Caso contrário, você ajudar o bezerro duas vezes ao dia até que ele aprenda.

Se o bezerro demorar para aprender a mamar, não tente forçá-lo a mamar duas vezes ao dia; você ficará frustrado e o bezerro também. Em vez disso, tente uma vez a cada dois dias e veja se o bezerro está ficando mais esperto. Certifique-se de castrar aquele bezerro; e, se você tiver muitos bezerros semelhantes, venda o touro e compre um touro que aumentará o vigor ao nascer. Aumentar o vigor do bezerro ao nascimento ajuda a garantir a ingestão adequada de colostro. Melhorar o vigor híbrido com cruzamentos deve ajudar se isso for uma preocupação.

5) Mantenha as vacas separadas das novilhas de primeira cria

Como as vacas foram expostas a mais patógenos do que as novilhas, os bezerros de vacas mais velhas devem ganhar mais imunidade após mamar o colostro. Quando os bezerros são expostos a um agente de doença, os bezerros das novilhas provavelmente ficarão doentes, enquanto os bezerros das vacas não. A má notícia, porém, é que, uma vez que os bezerros doentes contaminam o meio ambiente, até os bezerros saudáveis podem adoecer.

6) Não introduza doenças no rebanho

A época de parto não é o momento de introduzir novos animais no rebanho. Não compre vacas novas com bezerros e nunca compre um bezerro para uma vaca que perdeu o dela. Na verdade, todas as novas compras devem ser colocadas em quarentena do seu rebanho por 30 a 60 dias.

7) Vacine se necessário

Algumas doenças do bezerro são diminuídas com o uso da vacina na mãe ou no próprio bezerro. Verifique com seu veterinário que cuida da saúde do rebanho para obter recomendações para sua área geográfica.

8) Mova os animais

Quando você nasceu, você foi colocado em um berço limpo; bezerros recém-nascidos não merecem o mesmo começo? O conceito de mover vacas ainda não paridas para uma nova área funciona em todos os lugares. Trabalhe com seu veterinário para ver como isso pode ser feito em sua fazenda.

Fonte: BEEF Magazine, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress