Categories: AgroTalento

6 técnicas que sua fazenda pode aprender com negócios que tem alta margem

Anote agora as 6 técnicas que as empresas com alta margem de lucro fazem que você pode – e deve – fazer também:

1) Tenha bons clientes e bons fornecedores

Isso parece simples, mas pouca gente tem. Todos sabem disso, mas poucos efetivamente têm isso. Senso comum é diferente de prática comum.

Faça uma revisão, em especial, de seus clientes. Eu acredito que seus clientes definem o seu negócio. Eu sou uma pessoa abençoada por ter pessoas incríveis como clientes. Gente que faz realmente a diferença no seu negócio e na sua região.

Ter bons clientes é muito importante. Assim como ter bons fornecedores. Se isso está parecendo óbvio demais para você, pegue seu caderno e faça uma revisão dos seus principais clientes. Também faça uma revisão dos seus principais fornecedores. Dê uma nota de zero a dez para eles.

2) Negociam de forma estratégica

Essas empresas são muito boas em comprar e vender, porque negociam de forma estratégica. Isso porque têm conhecimento, gente treinada nisso.

Quanto você dá, de zero a dez, para você como negociador comprando e vendendo? Faça uma reflexão sobre isso. A maioria das fazendas tem muita negligência em compra e venda.

3) Não dão moleza

O que mais tem no agro são produtores trabalhadores e dedicados e que dão moleza. Pense o seguinte: quem é seu conselheiro confiável nas suas compras e vendas? Muitas vezes, é alguém que tem um grande viés naquela venda ou negociação. Quando você não cuida disso, está exposto.

Estrategicamente, faça uma revisão de quais são suas melhores compras e negócios. Revise mais opções. Quando você vai comprar alguma coisa, quantas propostas diferentes você pega? O padrão básico de boas práticas de compra é pelo menos três orçamentos. Você precisa ter  tem isso instalado como um processo no seu negócio.

4) Revisam de forma estratégica e melhoram os contratos

Isso não significa negociar os contratos para baixar os preços. É uma revisão estratégica. Estou comprando o produto certo? Estou comprando do melhor jeito?

Tenho um aluno do AgroTalento que montou um pool de compra de soja. O grupo inteiro, no primeiro ano, mais ou menos economizou um milhão de Reais. Ele economizou mais de 50 mil Reais. Isso porque revisaram e melhoraram os contratos, comprando de forma mais inteligente.

Se você tiver coragem de olhar as negligências nos seus processos de compra vai encontrá-las. E pode corrigi-as.

5) Ter fluxo de caixa

Ter fluxo de caixa permite você vender e comprar melhor. Porque você não vende quando precisa e não compra na última hora. Você negocia prazos. Você compra à vista e recebe descontos muito maiores que os juros. Você vende no momento certo, porque não está desesperado pelo dinheiro.

Ter fluxo de caixa é uma ação que parece simples, mas não é fácil de implementar.

6) Refletir sobre como comprar e vender melhor

É um constante aprendizado e reflexão. É necessário exercitar esse “músculo”, de comprar e vender melhor. Pensar em maneiras diferentes, criativas e não exploradas. E tem muito potencial de você melhorar isso.


This post was last modified on 15 de janeiro de 2020 12:44

Share
Published by
Miguel da Rocha Cavalcanti

Recent Posts

Por que lucratividade é muito mais importante do que produtividade na sua fazenda?

Por que é tão importante falar de lucratividade versus produtividade? A primeira coisa é: são dados reais! Existem poucos bancos… Read More

28 de janeiro de 2020

Efeito do coronavírus no consumo de carne: “O que está acontecendo não é bom”, diz empresário uruguaio

O surto do coronavírus está alarmando o mundo, especialmente a China e outros países da Ásia, e está causando um… Read More

28 de janeiro de 2020

EUA: Futuros de gado caem em meio a temores de coronavírus

Na sexta-feira, o futuro dos bovinos vivos e para engorda dos EUA atingiu seus preços mais baixos em meses, em… Read More

28 de janeiro de 2020

Fogo na Austrália e peste suína africana devem favorecer carne brasileira

Os incêndios na Austrália afetam a produção de carnes no país, o que deve abrir espaço para novo salto de… Read More

28 de janeiro de 2020

Mapa faz esclarecimentos sobre coronavírus

Diante da emergência do vírus identificado na China em dezembro de 2019 – Coronavírus e já detectado em vários países,… Read More

28 de janeiro de 2020

Serviço de Inspeção Federal completa 105 anos

Responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, destinados ao mercado interno e externo,… Read More

28 de janeiro de 2020

Assista Aula Grátis "As 7 Estratégias do Lucro em Fazendas"

Quero Assistir