Embargo chinês pode baratear carnes no Natal, mas demanda preocupa
16 de novembro de 2021
Valor Bruto da Produção de 2021 é estimado em R$ 1,119 trilhão
18 de novembro de 2021

5 fatores de risco para pneumonia de verão em bezerros

Há muito que ainda não entendemos sobre os fatores de risco que levam à pneumonia de verão em bezerros não desmamados. Na verdade, há um estudo em andamento para explorar as causas da pneumonia de verão, pois ainda há muito a aprender sobre essa doença.

Confira cinco fatores de risco que podem aumentar as chances de um bezerro pegar pneumonia. Esses incluem:

Há muito que ainda não entendemos sobre os fatores de risco que levam à pneumonia de verão em bezerros em amamentação. Na verdade, há um estudo em andamento para explorar as causas da pneumonia de verão, pois ainda há muito a aprender sobre essa doença.

LEIA: Pesquisadores se mobilizam para combater a pneumonia de verão em bezerros

Em meu segundo artigo da série Summer Herd Health, examino cinco fatores de risco que podem aumentar as chances de um bezerro pegar pneumonia. Esses incluem:

1. Manejo de parto

A ingestão adequada e imediata de colostro após o nascimento do bezerro é crítica para evitar a pneumonia de verão em bezerros amamentando, bem como outros problemas de saúde no futuro. Portanto, se um bezerro tiver um início difícil, problemas de saúde podem afetá-lo ao longo de sua vida.

Em um boletim informativo recente, Rachel Endecott, especialista em gado de corte da Montana State University (MSU), explica, “Resumidamente, a imunidade que um bezerro recebe através do colostro é chamada de imunidade passiva e é a principal fonte de função imunológica no recém-nascido. Se os bezerros recebem apenas quantidades limitadas de colostro, isso é denominado falha de imunidade passiva. Os bezerros que apresentam falha da imunidade passiva têm duas vezes mais chances de adoecer antes do desmame e cinco vezes mais chances de morrer antes do desmame do que os bezerros que têm imunidade passiva adequada. Isso significa que a incidência de pneumonia de verão pode ser influenciada pelo manejo no parto, por decisões de reprodução no verão anterior que podem ter resultado em dificuldade de parto (limitando a capacidade do bezerro de se levantar e mamar rapidamente após o nascimento), ou por um manejo nutricional deficiente ou outro estresse na vaca durante a gestação.”

2. Mistura de grupos e viagens de longa distância para pastagens de verão

“A mistura é um fator de risco importante e conhecido para o desenvolvimento de doenças respiratórias bovinas em bezerros após o desmame”, diz Endecott. “Embora a mistura de grupos de gado não seja normalmente um risco principal para bezerros amamentando, a mistura de grupos da mesma operação durante a estação de pastagem não deve ser ignorada em relação ao risco de pneumonia de verão. Mover pares de longas distâncias para um novo pasto também pode influenciar nisso.”

3. Clima

“O clima pode ser um fator de risco no início do ano e durante o pico da temporada de pneumonia no verão”, diz Endecott. “Certamente, o tempo inclemente pode desempenhar um papel no sucesso da transferência passiva de anticorpos da mãe para o bezerro. Estresse por calor, estresse por frio e eventos inesperados de precipitação antes da desmama, podem causar estresse climático que pode contribuir para a pneumonia de verão. ”

4. Nutrição da vaca

Endecott acrescenta: “O estresse nutricional nas vacas durante a gestação pode afetar negativamente a saúde dos bezerros ao longo de sua vida. Verificou-se que tanto a energia quanto a proteína têm impactos no crescimento e desenvolvimento fetal no útero e após o nascimento. Além disso, a má nutrição pode afetar negativamente a quantidade e a qualidade do colostro. Os impactos nutricionais de uma mudança na dieta também podem afetar diretamente os bezerros em amamentação. Os exemplos podem incluir mudança para uma pastagem exuberante, mudança na qualidade do pasto durante a seca ou alimentação por creep. Certamente, a deficiência de minerais-traço, especialmente cobre, selênio e zinco, pode afetar negativamente o sistema imunológico, o que pode resultar no aumento da suscetibilidade à pneumonia de verão. Além disso, a toxicidade de minerais, como água com alto teor de sulfato, também pode afetar a saúde dos bezerros.”

5. Exposição a patógenos

“A exposição a patógenos como IBR (rinotraqueíte infecciosa bovina), BVDV (vírus da diarreia viral bovina), BRSV (vírus sincicial respiratório bovino), BRCV (coronavírus respiratórios bovinos) e Mycoplasma bovis, tanto dentro do rebanho ou de outras populações, é também um fator de risco na pneumonia de verão”, acrescenta ela.

Saber as causas pode influenciar algumas decisões administrativas que tomamos para evitar a pneumonia de verão e, embora às vezes seja difícil isolar um bezerro para tratamento quando ele está em pastagens de verão, felizmente bezerros que sofrem de pneumonia costumam responder bem ao tratamento.

Fonte: BEEF Magazine, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress