China habilita 94% dos novos frigoríficos para os EUA e põe indústria brasileira em alerta
16 de junho de 2020
Grupo de Ottawa põe agricultura no foco
17 de junho de 2020

4 frigoríficos são acusados de distorcer preços nos EUA

A Cargill Inc., a JBS USA, a National Beef Packing Co. e a Tyson Foods foram acusadas no tribunal federal de Minneapolis de conspirar para aumentar o preço da carne bovina por meio de um esquema em todo o setor que está aparecendo graças a investigações federais, em parte causadas por escassez durante a pandemia de coronavírus.

“Embora essas investigações aparentemente tenham sido desencadeadas imediatamente por um aumento nos preços da carne bovina desde o surto do Covid-19 nos EUA, esse aumento é apenas uma manifestação da conspiração dos acusados”, diz a queixa.

O processo antitruste faz parte de uma onda de casos de fixação de preços envolvendo gado e proteínas – incluindo frango, porco, peru, atum e salmão – em meio a pedidos dos principais democratas para acabar com o “big ag”.

Foi arquivado por uma cooperativa de mantimentos extinta de Chicago no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Minnesota, dois dias depois que o Departamento de Justiça acusou o CEO da subsidiária da JBS Pilgrim’s Pride Corp. de conspirar para fixar os preços do frango.

A ação coletiva proposta acusa os quatro gigantes do frigorífico, que juntos controlam mais de 80% da indústria, de alavancar seu papel de “guardião” no topo do mercado atacadista concentrado e inelástico “de controlar colusivamente os preços de carne bovina a montante e a jusante”.

Antes de 2015, os preços do gado e da carne bovina “previsivelmente se moviam em conjunto”, dado que “a carne bovina é simplesmente gado processado”, segundo a denúncia.

Mas os frigoríficos supostamente conspiraram a partir daquele ano para ampliar a “margem da carne” – a diferença entre o que pagaram pelo gado e o que receberam pela carne bovina – para níveis “sem precedentes”, reduzindo as compras e operando suas plantas abaixo da capacidade.

“Essas práticas criaram superávits no mercado de gado e escassez no mercado atacadista de carne bovina”, diz o processo.

O fato de todas as quatro empresas manterem a produção baixa, apesar dos altos custos do gado e dos preços disparados da carne bovina, implica fortemente uma conspiração, segundo a denúncia.

“Em um mercado de carne bovina livre de conluio, se um concorrente reduz sua compra de gado, outros concorrentes rapidamente percebem a folga” para “satisfazer a demanda não atendida”, diz o processo.

Fonte: Bloomberg Law, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress