Para entender a consultoria no agro, é necessário entender que se trata de um negócio como qualquer outro. E para mim, a primeira coisa de um negócio não é o produto, não é a empresa, o escritório ou a fábrica, o serviço que você presta ou sua especialidade. A primeira coisa de um negócio é o CLIENTE. Tem um cliente específico, que tem um problema específico.
Aí que entra seu produto, que é uma solução, um remédio para esse problema, essa dor específica e grande para esse cliente específico. E você têm um negócio de consultoria – ou de qualquer área que seja – quando consegue entregar a sua solução para o problema desse cliente de uma forma lucrativa.
Então, tem 4 elementos para você pensar um negócio de consultoria:
1) Cliente específico;
2) Problema ou dor específica desse cliente;
3) Remédio ou solução para a sua dor;
4) Captação de valor com sua venda (lucro). Assim, se você é um consultor no agro, defina com clareza quem é seu cliente específico, qual a sua dor que você consegue resolver, qual o remédio que você tem para essa dor e o quanto pode captar de valor com isso. Dessa forma, sua consultoria se tornará verdadeiramente um negócio lucrativo para você e para seu cliente.
Fonte: AgroTalento.