Congresso da Abag discute reforma tributária para reduzir uma carga que já chega a 41,37% da renda do brasileiro
24 de julho de 2017
Vacina contra aftosa será modificada após veto dos EUA à carne brasileira
25 de julho de 2017

4 dicas para prosperar uma propriedade familiar – Por Amanda Radke

Uma fazenda familiar é mais do que apenas um legado transmitido de geração em geração; também deve ser um negócio viável se tiver alguma esperança de durar. O papel de liderança frequentemente é do patriarca, e a próxima geração, em geral, tem que aguardar várias décadas em uma posição de gestão mais baixa antes de ter a oportunidade de começar a tomar decisões empresariais.

Se isso parecer familiar, você pode estar na posição de pensar em aposentadoria e se preocupar com a transição das decisões de liderança para um filho ou filha. Ou talvez você esteja do outro lado, perguntando-se em quanto tempo sua mãe ou seu pai vai deixar você assumir as rédeas e esperando que seus pais tenham um plano de transição.

No entanto, o próxima da “fila” pode não ser o CEO mais apropriado. Determinar a transição da liderança na empresa familiar precisa equilibrar os melhores interesses da família, dos negócios e da propriedade da fazenda, diz Steve Moyer, para o SKM Associates Family Business Advisors.

Para determinar o indivíduo mais qualificado para liderar a propriedade na próxima geração, Moyer oferece essas dicas:

  1. Desenvolver uma política de emprego familiar

Moyer diz: “Encoraje os membros da família que desejam um papel de liderança a ganhar experiência de trabalho fora do negócio da família e especificamente definir os critérios objetivos necessários para o emprego e a liderança”.

  1. Defina o papel

“Defina claramente, por escrito, a descrição do cargo para o CEO. Identifique as expectativas e métricas pelas quais ele/ela será responsável. Isso também deve incluir conhecimento, habilidades e capacidades esperadas no papel, bem como um compromisso com os valores e objetivos da família. A geração mais velha deve guiar o processo de seleção de seus sucessores antes de partir.”

  1. Considere empregar alguém fora da árvore genealógica

“Esteja aberto a um CEO não-familiar por um período se um membro da família não estiver pronto para assumir a liderança”, diz ele.

  1. Prepare o CEO para o sucesso

“Desenvolva uma estrutura de comunicação e um sistema de governança que descreva de forma eficiente e efetiva os processos para a família, a propriedade e o negócio para manter o foco nas metas e objetivos corretos”, diz Moyer.

Para a longevidade da propriedade, a rentabilidade deve ser uma prioridade máxima. Com uma forte mentoria, um caminho claramente definido e um conjunto de objetivos alcançáveis compartilhados por todas as partes envolvidas, uma fazenda está melhor equipada para a transição de liderança e sucesso através de várias gerações.

Por Amanda Radke, produtora da quinta geração de Mitchell, Dakota do Sul, que tem dedicado sua carreira para servir como uma voz para os produtores de carne bovina dos Estados Unidos, para a BEEF Magazine.

Leia outros artigos de Amanda Radke:

10 dicas para jovens pecuaristas – Por Amanda Radke

4 hábitos de sucesso do pecuarista – Por Amanda Radke

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress