Desmame precoce reduz o custo de manutenção das vacas
11 de maio de 2021
Governo de SC oferece linhas de crédito especiais para minimizar os efeitos da estiagem no meio
12 de maio de 2021

4 dicas para estudar antes de comprar um touro

Encontrar o touro certo para fazer o progresso genético em seu rebanho é muito importante, mas nem sempre é uma tarefa fácil. O touro é um animal de alto valor de mercado e, por isso, é preciso saber quais critérios utilizar na hora de comprar um animal desse.

Aqui estão algumas considerações para ter em mente antes de tomar a decisão final sobre qual touro comprar:

Definir metas é um primeiro passo importante, diz Darrh Bullock, especialista em genética de bovinos da University of Kentucky Extension. Isso inclui a procura de touros que se encaixem em seus objetivos finais com os bezerros que serão produzidos.

1) Defina metas de trabalho

Antes de comprar uma nova genética, é sempre uma boa ideia estabelecer o que você está procurando em um touro.

Definir metas é um primeiro passo importante, diz Darrh Bullock, especialista em genética de bovinos da University of Kentucky Extension. Isso inclui a procura de touros que se encaixem em seus objetivos finais com os bezerros que serão produzidos.

“Faça sua lição de casa com antecedência. Você não quer aparecer no leilão de touros e essa ser a primeira vez que vê qualquer informação sobre os touros ”, diz Bullock.

Dan Moser, presidente da Angus Genetics Inc., concorda com o estabelecimento de metas e aconselha a escrever uma “descrição do trabalho” para cada touro que você comprar.

Os objetivos do trabalho para um touro começam simples, determinando se eles irão criar vacas maduras ou novilhas de reposição. Em seguida, você deve decidir se as fêmeas de reposição serão mantidas ou se todo o gado irá para um mercado terminal.

A forma como os bezerros são comercializados também tem um papel importante nos tipos de touros e nas características visadas. Para os produtores que planejam manter a propriedade, haverá uma ênfase diferente em características específicas do que aqueles que vendem bezerros desmamados.

“Ter essa descrição de trabalho escrita de uma maneira bastante detalhada torna muito mais fácil descobrir quais características são importantes, quais são esses intervalos para essas características e quais valores de índice são valiosos para encontrar o touro certo para esse trabalho”, Moser diz.

2) Considere como comprar genética

Embora muitos produtores adquiram seus touros em um cenário de venda em leilão tradicional, existem alguns outros métodos que podem oferecer melhores oportunidades. A compra de touros por meio de um tratado privado e a obtenção de touros por meio de inseminação artificial (IA) são dois métodos diferentes a serem considerados.

A IA abre um mundo de possibilidades para a obtenção de genética.

“O benefício real é a redução do risco, porque você pode usar um touro altamente comprovado por meio de inseminação artificial que não seria capaz de usar em serviço natural”, diz Moser.

A precisão das diferenças esperadas de progênie (DEPs) melhora com a compra de sêmen porque o touro teve a perspectiva de criar mais fêmeas. Por exemplo, Moser diz que um pai de IA pode ter centenas ou milhares de filhas, então características como o leite seriam definidas com um grau mais alto de precisão.

No entanto, o custo do sêmen também terá que ser pesado com a mão de obra extra e os custos de sincronização que vêm com a IA versus serviço natural.

Outra desvantagem da IA ​​que Bullock diz que pode torná-la menos atraente é que você está acreditando na palavra de outra pessoa quanto à confirmação física.

“Muitas pessoas querem ver o touro fisicamente em pessoa, é disso que você desiste”, diz Bullock. “Mas, na minha opinião, você ganha muito mais em termos de precisão de valores e confiabilidade para compensar isso.”

Por outro lado, um tratado privado pode ser uma excelente opção para ver fisicamente um touro.

“Em um tratado privado, você geralmente recebe um pouco mais de atenção pessoal”, diz Bullock ao comparar a um leilão.

Isso dá aos produtores comerciais de gado uma chance de discutir melhor os objetivos com o operador do estoque de sêmen, porque eles estão trabalhando individualmente. Pode haver mais tempo para ver outro gado na operação de estoque de sêmen para ver quais touros vieram de quais vacas.

Um tratado privado pode reduzir a ansiedade de ter que dar lances em um touro e se preocupar se você está dentro do orçamento. Os preços são normalmente definidos de antemão para que haja um conhecimento inicial a ser mantido dentro do orçamento.

No entanto, uma armadilha é que pode não haver toda a bateria de touros disponível durante o tratado privado, especialmente se a operação de estoque de sêmen vender a maioria de seus touros em um leilão.

3) Conheça seus valores

Pode ser opressor vasculhar todos os números que um touro pode ter em sua papelada. Agora, é mais fácil classificar em um catálogo ou planilha de vendas para encontrar o touro certo com mais rapidez por causa dos valores de índice oferecidos pelas várias associações de raças que combinam várias características encontradas em DEPs.

“Os valores ou índices do dólar existem para facilitar o trabalho árduo”, diz Moser. “Eles combinam características ponderadas por seu valor econômico.”

Moser diz que o valor inclui uma série de fatores como receita do peso ao desmame (WW), custo do tamanho da vaca, leite é considerado tanto uma receita para aumentar o peso do bezerro quanto um custo para a manutenção da vaca. Depois de escolher vários touros com um índice, o comprador pode analisar as características específicas que espera melhorar em seu rebanho daquele grupo de touros selecionado.

Bullock diz que é importante saber quais características fazem parte dos valores do índice. “Os índices são específicos para situações de marketing e gestão. Certifique-se de que se encaixa bem perto de sua situação de marketing e gerenciamento. ”

Isso também significa que os produtores não precisam perseguir o touro superior para um índice geral. Considere as metas de trabalho que você tem para o touro ao observar os valores do índice.

Além disso, ao observar os dados, pode ser um bônus adicional se os touros tiverem feito um teste genômico. Isso aumentará a precisão das características DEP e valores de índice que estão sendo selecionados.

4) Encontre o ajuste certo

Depois de examinar todos os dados, é uma boa ideia entrar no curral com alguns touros e ver como eles estão estruturalmente ajustados.

Tanto Bullock quanto Moser dizem que é importante focar nos pés e nas pernas. Muitas operações de estoque de sêmens terão eliminado os piores touros em termos de estrutura, mas ainda é uma boa ideia dar uma olhada por si mesmo.

“É absolutamente necessário buscar a correção estrutural. Bons ângulos através do ombro, topos nivelados, todas essas coisas ”, diz Bullock.

Isso garante maior longevidade para o touro, para que ele possa fazer seu trabalho e criar vacas. As características também são moderadamente hereditárias.

“Eu coloco ainda mais ênfase na estrutura quando sei que vou manter as novilhas longe de um touro”, diz Bullock.

Escolher touros com boa musculatura pode ser um foco para um rebanho terminal, mas pode não ser tão necessário para um rebanho que retém novilhas para procriar.

Fonte: Artigo de Wyatt Bechtel, para a Drovers, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress