FAO: Brasil é maior exportador do mundo de carne bovina
25 de novembro de 2011
Atacado – 25/11/11
25 de novembro de 2011

3º Congresso Capixaba de Pecuária Bovina supera expectativas

Evento se tornou referência cultural e conquistou seu espaço na agenda anual do Governo do Espírito Santo.

Realizado pela Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) o 3º Congresso Capixaba de Pecuária Bovina que aconteceu entre os dias 16 e 19 de novembro, em Vila Velha (ES), se tornou referência cultural e já conquistou seu espaço na agenda anual de eventos do Governo do Espírito Santo. Na opinião dos organizadores esta edição foi a melhor de todas. Tanto pela organização, como pela abrangência e relevância dos temas abordados, pela presença de conferencistas qualificados e reconhecidos pelo setor e também pelo grande sucesso do Dia de Campo, realizado na Fazenda Paraíso – Nelore Heringer, que encerrou as atividades com chave de ouro.

O número de inscrições foi bastante significativo e contou com a participação maciça de pecuaristas, técnicos e produtores rurais, além de profissionais do setor e estudantes de ciências agrárias. Um público de cerca de 400 pessoas participaram das palestras e do Dia de Campo. “Esse eventofoi um grande sucesso, uma grande satisfação não somente dos congressistas como também dos próprios conferencistas e participantes das mesas de debates”, afirma Victor Miranda, presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN).

Na ocasião, dois momentos especiais causaram grande emoção entre os participantes: um deles aconteceu durante a conferência do Dr. Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas/FGV,que se emocionou ao falar sobre o “Movimento Sou Agro” e foi ovacionado pela platéia. O mesmo ocorreu no momento da homenagem feita pelos alunos da Universidade de Vila Velha (UVV) ao Professor José de Assis Belisário, engenheiro agrônomo Mestre em Zootecnia e professor da UVV/ES.

Participaram desta edição como palestrantes o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, Eduardo Biagi; Gilman Viana Rodrigues, ex-secretário da Agricultura de Minas Gerais e integrante do Fórum Minas de Ideias, do Governo do Estado de Minas Gerais; Marcelo Chiara Bertolami, diretor da divisão científica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP e Samanta Pineda, consultora jurídica da Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso Nacional.

Mostra científica

A Mostra Científica recebeu trabalhos de seis instituições de ensino, sendo quatro do Espírito Santo, uma de São Paulo e uma do exterior (Canadá). São elas, Universidade Vila Velha – UVV, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Faculdade de Castelo (FACASTELO), Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC), Faculdade Politécnica de Jales – SP e Universidade de Alberta – Canadá. Foram aprovados 19 trabalhos e a instituição classificada em 1º lugar foi a Faculdade de Castelo (FACASTELO).

O primeiro lugar dos trabalhos científicos foi conquistado pelos professores e alunosda FACASTELO, HaymerySalardani da Silva, Raul Monteiro Bertonceli, Fausto Moreira da Silva Carmo e Diego Volpini. O grupo desenvolveu a pesquisa intitulada “Solução Orgânica Antineoplásica – Resultados no tratamento experimental de carcinoma vulvovaginal em vacas”. O premiado em segundo lugar foi o trabalho desenvolvido sob o tema “Sistemas de pastejo para novilhos de corte no período de transição águas-seca no sul do Espírito Santo1”, elaborado pelos professores e estudantes da UFES, Rodrigo Santos Freitas, Guilherme Santos Freitas, Cesar Conte Guimarães Filho e Bruno Borges Deminicis. Em terceiro lugar ficou a Universityof Alberta, com a pesquisa “Identificação de Marcadores presentes no cromossomo 14 com características funcionais e de conformação no Holstein canadense”, preparada por Elisa Ferreira Marques, Luiz Fernando Aarão Marques e Stephen Moore.

O 3º Congresso Capixaba de Pecuária Bovina contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Pesca e Aquicultura – SEAG, da Federação de Agricultura do Espírito Santo – FAES, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, do INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – IDAF, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB, e das instituições de ensino Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Universidade Vila Velha – UVV, Faculdade de Castelo – FACASTELO, Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC. Tem ainda o patrocínio do BANESTES e das empresas Canal Agronegócios, Construtora Canal, CLAC Importação e Exportação e Fazendas Ecológicas, CRV Lagoa, Fertilizantes Heringer, Frigorífico Frisa, Leite Fiore, Matsuda Sementes e Nutrição Animal, Nelore Heringer; Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, Unicafé Agrícola, Fazenda Derribadinha e Sementes Paso Ita.

Fonte:ContatoCom>Comunicação Total

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress