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3 maneiras de usar storytelling para atrair mais pessoas para trabalhar na sua empresa

Muitas vezes subestimado, o departamento de Recursos Humanos detém um papel valioso em todos os negócios, independentemente do tamanho. Como a face da empresa, o RH é tipicamente o primeiro ponto de contato para os candidatos a emprego, dando-lhes uma oportunidade crítica para causar uma primeira impressão duradoura. Isso é especialmente importante para a nova geração de trabalhadores, pois suas necessidades são muito diferentes das dos baby boomers.

Para se adaptar às necessidades da nova geração, o RH está mudando sua estratégia de um foco administrativo para uma experiência mais personalizada para candidatos e funcionários. Isso significa que eles estão redefinindo sua estratégia para humanizar a marca da empresa.

Acredite ou não, uma marca de empresa tem muitas características semelhantes às humanas. Tem uma personalidade, uma identidade e cria uma experiência através de como se comunica e se comporta. Essas características formam a primeira impressão e são o fator decisivo para saber se alguém vai ou não querer seguir em frente com uma empresa.

Para ajudar os candidatos a visualizar como seria sua jornada, o RH está incorporando a narrativa, chamada em ingles de storytelling, para desencadear uma conexão emocional e promover um relacionamento com seus candidatos. Contar histórias é a maneira mais fácil de criar uma conexão entre pessoas e uma marca. Os clientes não compram o produto, eles compram a história. Uma história autêntica impõe uma identidade dando aos candidatos a emprego algo com o qual possam se relacionar e desejam fazer parte.

Aqui estão três maneiras pelas quais os Recursos Humanos podem criar uma experiência mais envolvente para capturar a atenção dos principais talentos:

Gerando atração com uma história relacional

Os métodos tradicionais de recrutamento consistiam em um relacionamento unilateral com foco nas habilidades duras e nas necessidades da empresa. Havia pouca ou nenhuma ênfase em criar um relacionamento mutuamente benéfico com o candidato. Desde então, o RH assumiu a liderança no desmembramento da hierarquia, abrindo o véu à sua cultura interna e criando uma experiência convidativa que faz com que os candidatos a emprego se sintam mais bem-vindos.

Hoje, as novas gerações desejam saber como elas se encaixam e crescem com uma empresa. Desde então, as descrições de trabalho mudaram de pontos breves e concisos para o uso de técnicas de storytelling. Isso ajuda a pintar uma imagem que faz com que os candidatos se sintam como um personagem em uma história.

Para ter sucesso, o RH está retirando descrições de trabalho arcaicas que falam em candidatos a emprego e reescrevem as descrições que falam com eles. Uma descrição de trabalho bem-sucedida ajudará os candidatos a visualizar como eles se encaixam no quadro geral de uma empresa, no seu dia-a-dia e no impacto positivo que eles teriam. Isso os ajuda a se relacionar com a marca, criando uma identidade e fazendo com que eles se sintam mais conectados, dando-lhes a sensação de propósito que desejam.

O RH agora está em parceria com os funcionários para criar embaixadores internos que ajudem a atrair os principais talentos externos. Um estudo no Journal of Brand Management afirmou que quatro em cada dez funcionários se esforçam para comunicar a marca da empresa em que trabalham, porque não têm uma compreensão clara disso. O storytelling ajuda a articular uma marca da empresa conectando pessoas e ideias, dando aos funcionários uma visão clara e um melhor entendimento do que a empresa representa.

Criar toda sua cultura com uma equipe bem equilibrada

As empresas reconhecem que, para se manterem competitivas em seu setor, precisam ter uma força de trabalho com um conjunto de habilidades bem equilibrado. Isso requer que eles fomentem uma cultura diversificada e inclusiva com indivíduos de várias origens para equilibrar as habilidades da equipe.

A Accenture fez um trabalho incrível usando a storytelling para falar sobre sua cultura lançando um projeto “Inclusion Starts with I.” Seu canal do YouTube hospeda uma variedade de vídeos com funcionários individuais para criar uma conversa aberta e contínua sobre um tópico que muitas empresas evitam.

A empresa global de serviços profissionais adota isso fazendo com que seus funcionários sejam a voz do movimento, criando uma experiência mais autêntica e envolvente que os candidatos desejam ser um embaixador.

Criar uma plataforma para seus funcionários destacarem sua própria experiência cria uma discussão sobre vieses. O RH assumindo a liderança e dando a todos um lugar na mesa ajuda a criar um relacionamento mais autêntico e confiável que faz com que os candidatos se sintam incluídos e valorizados se quiserem se juntar à equipe.

Criando uma Presença Influente nas Mídias Sociais

A presença das mídias sociais tornou-se significativa na maneira como as empresas se comunicam com seu público externo. O RH usa muitos chapéus, nisso, eles também fazem parte de relações públicas e fazem parte do marketing da empresa. Como primeiro ponto de contato, o RH deve ter a habilidade de humanizar a marca com uma presença ativa e pessoal na mídia social.

Ao procurar e candidatar-se a cargos, a nova geração de pessoas que procuram tecnologia faz uma extensa pesquisa para aprender mais sobre a marca, a cultura, a equipe e a experiência geral. Prova social desempenha um papel crítico de como a presença online de uma empresa influencia os próximos passos que um candidato a emprego dá.

É por isso que é crucial que o RH interaja com avaliações negativas e positivas. Se as avaliações negativas forem ignoradas, isso mostra que as vozes dos candidatos a funcionários não são ouvidas. As novas gerações querem fazer parte de uma empresa alinhada com seus valores principais. Isso inclui transparência, flexibilidade, investimento no futuro e foco no impacto social.

Os candidatos a emprego são mais propensos a candidatar-se a cargos com uma presença on-line envolvente e ativa do que um com um obsoleto e inexistente. O RH pode usar essa oportunidade para exibir os vários acontecimentos internos da empresa, como recompensas, engajamento e iniciativas de reconhecimento.

Contar histórias é uma ótima maneira de transformar a marca na cultura e ajudar os candidatos a entender melhor como seria sua experiência se eles se juntassem à equipe. Isso é feito exibindo vitórias, destacando o envolvimento da comunidade, envolvendo seu público com uma mensagem e personalidade consistentes em todas as plataformas de mídia social.

Crie uma experiência convidativa para atrair os melhores talentos usando o storytelling como veículo de comunicação. Permaneça autêntico e consistente na maneira como você o comunica e reduza a linguagem corporativa para criar uma experiência mais personalizada, fazendo com que o candidato se sinta bem-vindo.

Fonte: Artigo de Heidi Lynne Kurter, para a Forbes, traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint,

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