O tema de hoje surgiu de uma pergunta de um aluno do AgroTalento.
Ele queria saber: quais são as principais etapas para minha fazenda dar lucro?
Essa é uma pergunta muito interessante, pois vem de um produtor motivado e dedicado.
Um produtor que decidiu ter resultado na fazenda dele. Esse é um produtor que vai entrar em ação. Que vai investir tempo, dinheiro e energia para que sua fazenda dê resultado.
Não é um produtor que está parado, “encostado”.
E é esse produtor que cai em uma série de arapucas, que são erros cometidos por quem está buscando acertar e fazer.
Quem faz, erra mais do que quem não faz.
Assim como, só tropeça quem está andando.
Vou dar um exemplo da arapuca clássica do produtor que quer aumentar seus resultados.
É o foco total em produtividade.
O tempo todo ele ouve as pessoas falando que precisa aumentar a produtividade.
Isso não é ruim em si, mas precisa ser visto de forma estratégica. Produtividade é meio, não o fim.
Você precisa entender que sua fazenda compra uma série de coisas. Além disso, tem a produção, com seus custos e eficiência. E tem o preço de venda. O lucro é o que sobra de receitas menos custos.
Você precisa ter mais receitas do que custos.
De onde vem a receita mais alta?
– De vendas bem feitas.
– Vem também da produção maior.
De onde vem o custo mais baixo?
– De comprar corretamente e produzir com eficiência.
Então, você tem que cuidar da receita aumentando a produção e o preço de venda. E diminuir os custos de produção e melhorar a eficiência de compra.
Então, as 3 etapas que você tem que cuidar é: como melhora estrategicamente as compras? Isso inclui negociar bem, ter preços baixos, comprar as coisas certas, não ter desperdícios e negligências.
Na parte da produção, é necessário cuidar de gestão de pessoas, processos, eficiência, gestão, produzir o produto certo.
Na venda, quais são as estratégias de comercialização, marketing, vendas. E também de análise e acompanhamento de mercado para vender no melhor momento.
Logo, você tem essas três etapas:
– compra,
– produção, operação, custos e
– venda.
Se você está focado em lucro, seu foco é: receitas menos custos.
Ou seja, não adianta produzir muito e ter uma baita custo.
Assim como não adianta produzir muito e não vender na hora certa, não ter a estratégia certa de venda.
Por isso, a gente trabalha de forma integrada com 7 estratégias diferentes:
1) Estratégia de negócio: você tem que desenhar e montar seu negócio
2) Estratégia de dono: você como dono, quais são suas competências e habilidades
3) Estratégia de pessoas: como você vai gerenciar as pessoas que trabalham com você
4) Estratégia de mercado: como você acompanha, analisa o mercado e toma decisões.
5) Estratégia de marketing e vendas: como você vende e negocia da melhor forma.
6) Estratégia de sucessão, governança e liderança na família: como integrar resultados, comunicação e harmonia.
7) Estratégia de processos: como você acompanha, estrutura e melhora o dia-a-dia da fazenda.
Fique atento, porque essas coisas estão todas interligadas.