Categories: AgroTalento

3 etapas para lucrar mais na sua fazenda

O tema de hoje surgiu de uma pergunta de um aluno do AgroTalento.

Ele queria saber: quais são as principais etapas para minha fazenda dar lucro?

Essa é uma pergunta muito interessante, pois vem de um produtor motivado e dedicado.

Um produtor que decidiu ter resultado na fazenda dele. Esse é um produtor que vai entrar em ação. Que vai investir tempo, dinheiro e energia para que sua fazenda dê resultado.

Não é um produtor que está parado, “encostado”.

E é esse produtor que cai em uma série de arapucas, que são erros cometidos por quem está buscando acertar e fazer.

Quem faz, erra mais do que quem não faz.

Assim como, só tropeça quem está andando.

Vou dar um exemplo da arapuca clássica do produtor que quer aumentar seus resultados.

É o foco total em produtividade.

O tempo todo ele ouve as pessoas falando que precisa aumentar a produtividade.

Isso não é ruim em si, mas precisa ser visto de forma estratégica. Produtividade é meio, não o fim.

Você precisa entender que sua fazenda compra uma série de coisas. Além disso, tem a produção, com seus custos e eficiência. E tem o preço de venda. O lucro é o que sobra de receitas menos custos.

Você precisa ter mais receitas do que custos.

De onde vem a receita mais alta?

– De vendas bem feitas.

– Vem também da produção maior.

De onde vem o custo mais baixo?

– De comprar corretamente e produzir com eficiência.

Então, você tem que cuidar da receita aumentando a produção e o preço de venda. E diminuir os custos de produção e melhorar a eficiência de compra.

Então, as 3 etapas que você tem que cuidar é: como melhora estrategicamente as compras? Isso inclui negociar bem, ter preços baixos, comprar as coisas certas, não ter desperdícios e negligências.

Na parte da produção, é necessário cuidar de gestão de pessoas, processos, eficiência, gestão, produzir o produto certo.

Na venda, quais são as estratégias de comercialização, marketing, vendas. E também de análise e acompanhamento de mercado para vender no melhor momento.

Logo, você tem essas três etapas:

– compra,

– produção, operação, custos e

– venda.

Se você está focado em lucro, seu foco é: receitas menos custos.

Ou seja, não adianta produzir muito e ter uma baita custo.

Assim como não adianta produzir muito e não vender na hora certa, não ter a estratégia certa de venda.

Por isso, a gente trabalha de forma integrada com 7 estratégias diferentes:

1) Estratégia de negócio: você tem que desenhar e montar seu negócio

2) Estratégia de dono: você como dono, quais são suas competências e habilidades

3) Estratégia de pessoas: como você vai gerenciar as pessoas que trabalham com você

4) Estratégia de mercado: como você acompanha, analisa o mercado e toma decisões.

5) Estratégia de marketing e vendas: como você vende e negocia da melhor forma.

6) Estratégia de sucessão, governança e liderança na família: como integrar resultados, comunicação e harmonia.

7) Estratégia de processos: como você acompanha, estrutura e melhora o dia-a-dia da fazenda.

Fique atento, porque essas coisas estão todas interligadas.

This post was last modified on 6 de fevereiro de 2020 11:29

Share
Published by
Miguel da Rocha Cavalcanti

Recent Posts

Brasil registra 4.683 casos confirmados de coronavírus até 31/03

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até às 11h55 desta terça-feira (31), 4.683 casos confirmados… Read More

31 de março de 2020

Nova Zelândia: setor suíno pode sofrer crise de bem-estar animal

A decisão do governo de excluir açougueiros independentes da lista essencial de negócios causará uma… Read More

31 de março de 2020

Nova Zelândia: frigoríficos continuam abertos, mas o processamento levará mais tempo

As empresas de carne da Nova Zelândia criaram agora um conjunto de protocolos que permitirão… Read More

31 de março de 2020

JBS corta produção de carne bovina nas instalações dos EUA

A JBS USA reduzirá a produção de carne bovina por duas semanas em uma instalação… Read More

31 de março de 2020

Plataformas digitais em alta no campo

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os serviços digitais voltados ao agronegócio têm auxiliado… Read More

31 de março de 2020

Conab adota medidas para garantir continuidade de serviços essenciais

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informa que adotou medidas para garantir a continuidade de… Read More

31 de março de 2020