Uruguai exportou em dezembro o maior volume de carne bovina desde maio
7 de janeiro de 2020
Pecuária intensiva e integrada à soja faz fazenda ecológica multiplicar produção
7 de janeiro de 2020

3 boas práticas em negociações difíceis

Quais são as três coisas mais simples e que podem sempre ser colocadas em prática, fazendo toda a diferença em negociações difíceis?

1) Pensar por escrito

Pegue um caderno e reflita, faça diagramas, anotações, tudo por escrito. É necessário pensar por escrito para organizar seus pensamentos, entender a situação e os desafios, para mapear caminhos, cenários e alternativas.

Apesar de ser uma coisa muito simples, os resultados são incríveis nas negociações. Pensando por escrito, você erra menos, cria mais.

Lembre-se que saber que isso é bom não é suficiente! Tem que aplicar.

2) Desenhar cenários

Pense qual o máximo que você pode alcançar, pedir nesta negociação. Também pense qual o mínimo que você está disposto a ceder.

Quais são os pontos mais difíceis desta negociação? O que é inegociável para você e para o outro lado?

Quais são as coisas que você e o outro lado estão dispostos a ceder (ou não). O que o outro lado quer de verdade? Lembre-se que, muitas vezes, o que não é dito é mais importante. Podem ter pontos obscuros nesta negociação que você não está vendo.

Um conceito que aprendi com um empreendedor americano é que uma negociação justa é aquela em que os dois lados saem um pouco insatisfeitos. Se você saiu incrivelmente satisfeito de uma negociação, provavelmente escalpelou o outro lado – e ninguém gosta de ser escalpelado. E isso influenciará as próximas negociações.

3)  Crie mais de duas alternativas

A maioria das negociações tem o que eu quero e o que o outro quer. Por isso, é importante listar outras alternativas para essa negociação. Com isso, você se mostra um melhor negociador e cria alternativas positivas e interessantes!

https://www.instagram.com/p/B7BffU2Fwas/?utm_source=ig_web_copy_link

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress