2 anos do Joesley Day (reflexões da delação JBS)

Há dois anos atrás, dia 17 de maio de 2017 a noite, era divulgada a delação do JBS, data que ficou conhecida no mercado financeiro como “Joesley Day”, pelo estrago que causou, baque na economia e quase derrubou o então presidente Temer.

Foi um estrago grande.

Para a pecuária foi ainda pior.

O setor vinha mal-e-mal se recuperando da “operação carne fraca”, que tinha sido deflagrada há exatos 2 meses – 17 de março de 2017.

Os preços do boi caíram, e muito.

Os ânimos do pecuarista foram lá embaixo.

Foi um período sombrio. 
Um período de medo. 
De incerteza.

Uma sensação ruim demais.
Um gosto amargo na boca.

Hoje, está sendo lançado um livro com o título “Why not?”, em português: “Porque não?”

Link:
https://braziljournal.com/why-not-o-livro-sobre-a-jbs-e-o-famigerado-joesley-day 

Um livro que conta a história recente da empresa (eu ainda não li), mas o renomado site Brazil Journal publicou um trecho do livro em forma de artigo hoje.

Why Not?, ou Porque Não? é supostamente o nome de um iate do Joesley, e uma pergunta que resume a maneira de pensar dele, segundo o livro:

“Por que não oferecer propina a políticos em troca de leis favoráveis à empresa? Por que não crescer contando com uma rede estatal de benefícios?”


Mas qual é o impacto do JBS e suas práticas no mercado do boi?

Confesso que a delação JBS me deixou com uma sensação ruim demais.


Pensava:

__ Como a maior empresa do setor pode ser tão anti-ética? Como isso vai impactar nosso mercado?

__ Quais os efeitos diretos e indiretos da corrupção, no nosso mercado, no curto e longo prazo?

__ O quanto eu posso confiar? Muito pouco? Quase nada? Nada…?

__ Será que ainda quero fazer negócios com eles?


Não sei como você se sentiu. Não sei se e como você mudou sua conduta de negócios com eles.

A verdade é que não tem como fugir.

Em muitas regiões, você pode praticamente apenas vender pra eles.

É preciso encarar a realidade.

Me surpreende uma dualidade difícil de imaginar.

Por exemplo, eles foram capazes de “comprar” mais de 1.800 políticos, em todas as esferas, e ao mesmo tempo construir uma cultura de trabalho junto a dezenas de milhares de funcionários invejável.

É uma das empresas onde o pessoal que trabalha mais “dá o sangue” que eu conheço. E parece que isso não mudou nesses dois anos.

As pessoas que lá trabalham, trabalham mesmo. Como diria o Jim Collins (no clássico livro Feitas para Durar), há uma “cultura de devoção” por lá.

Nesses dois anos, lançaram uma nova marca de carne, a 1953, e recentemente “pegaram” o contrato da carne “Nelore Natural”, que o Marfrig deixou “escapar”. Não sei os detalhes, mas foi uma surpresa.

Mesmo com esse “gosto amargo na boca”, é preciso maturidade e analisar com sangue frio.

Nesse nosso mercado, existem muito poucos “santos”, se é que existem…


Aproveite esse aniversário “sombrio” de 2 anos do “Joesley Day”, para fazer uma reflexão sobre seu negócio.


__ Como agir em relação a empresa?


Eu gosto de fazer uma pergunta chave nos treinamentos do AgroTalento:

__ Como seu investidor reagiria nesse caso?


Por exemplo, se você dissesse ao seu investidor, que seu negócio tem apenas um cliente, que você vende a prazo, sem garantia real de recebimento, e esse cliente fez uma delação que quase derrubou a república?

__ O que seu investidor diria?


O fato é que você, como dono, é um investidor do seu negócio.

E precisa pensar nisso.

Precisa fazer perguntas desconfortáveis.

Perguntas que não são gostosinhas.

Perguntas que incomodam.

Perguntas que se não respondidas, podem custar caro.

E que se você enfrentá-las, pode proteger seu negócio.

Pode blindar suas margens. 
Pode aumentar sua segurança.


Se você é como meus clientes e alunos, do nosso grupo de mastermind, o Aliança AgroTalento, da Mentoria AgroTalento, e do programa AgroTalento, você é um empreendedor no agro em busca de resultados, com propósito, com verdade.

Hoje e no longo prazo.

Nosso foco é ajudar produtores progressistas a terem uma fazenda altamente lucrativa por meio da estratégia, empreendedorismo, marketing e alta performance sem ter que abrir mão do seu propósito e da paixão pelo agro.


Para ter uma fazenda altamente lucrativa, ela precisa se tornar uma empresa.

E para sua fazenda se tornar uma empresa, o ponto mais importante é você, o dono.

Precisa deixar de ser somente um produtor, e se tornar um agro-empreendedor.


Reflexão para você:

__ Como está seu plano de capacitação para se tornar um empreendedor melhor, em 2019?


Um agro empreendedor que tem:
– mais lucro
– mais retorno
– menos risco
– mais gestão
– mais tempo
– menos desgaste
– mais auto-realização
– mais propósito


Não é fácil. Não é mágica. Requer muito trabalho, mesmo. Não é gostosinho.


Mas é possível.

Em especial se você tem um método, um mentor, uma rede do bem, e é determinado mesmo para colocar em prática.


Se tudo isso faz sentido para você, tenho um convite para você.

Venha fazer parte da Imersão VIP SP AgroTalento.

Quando: 12, 13 e 14 de Junho de 2019
Horário: 9 as 18hrs
Cidade: São Paulo, SP

Formato:

Vamos passar 3 dias dentro de uma sala, com alta energia, extremamente focados, com muito conteúdo, com ferramentas específicas, muitos exercícios.


3 dias para você:

1- criar seu plano estratégico de negócio, um plano de implementação na prática, do SEU negócio / fazenda

2- se inspirar com exemplos de sucesso, exemplos de superação de pessoas como você, e também modelos de resultado que você ainda não conhecia

3- conhecimento aplicado, com método, com suporte e acompanhamento, e também a dose certa de inspiração e entusiasmo é o caminho para você alcançar resultados

4- fortalecer sua Rede do Bem com outros alunos do AgroTalento, palestrantes e especialistas meus convidados e também integrantes da mentoria e grupo de mastermind.


Serão:

– 3 dias intensos

– metodologia AgroTalento

– minha presença durante os 3 dias

– convidados e palestrantes especiais

– ferramentas para você aplicar

– criação do SEU plano de ação

– Rede do Bem com integrantes da mentoria e do nosso grupo de mastermind

– pequeno grupo de participantes (máximo de 40 pessoas)


Em resumo, você sair com um caderno cheio de anotações do seu plano, com pontos chave para você revisar e facilitar colocar em prática.

Nosso foco será em criar um plano estratégico para você chegar na sua Fazenda Expressão.


O que é a Fazenda Expressão:

– fazenda (ou negócio) altamente lucrativo
– referência
– que seja uma expressão de quem você é, na sua melhor forma


Próximos passos:

Se você quer participar dessa imersão…

Me envie um email para marketing@beefpoint.com.br, com seu whatsapp e contando um pouco sobre seu negócio, seu momento e seus desafios.

Vamos que vamos!
Abraços, Miguel


PS: Saiba mais…

Imersão VIP AgroTalento SP
12-13-14 de Junho de 2019

Conheça os temas e tópicos que vamos abordar de forma aprofundada:

1 – Ações, práticas e rituais dos produtores mais lucrativos e profissionais de alta performance no agro.

2 – Gestão estratégica do lucro em fazendas. O essencial que poucos fazem.

3 – Planejamento estratégico de fazendas. Entendendo, construindo e melhorando a engrenagem do lucro no agro.

4 – Gestão de contratos empresariais e agrários

5 – Gestão de conflitos empresariais: mediação e arbitragem

6 – Conceitos essenciais para criação de holding patrimonial

7 – Proteção e planejamento patrimonial em fazendas e famílias

8 – Análise e plano de blindagem de riscos em fazendas. Riscos muito conhecidos e pouco prevenidos. Riscos quase invisíveis que causam grandes prejuízos.

9 – Sucessão familiar estratégica e harmoniosa. Quando começar, como fazer, métodos e prevenção de erros e crises.

10 – Plano estruturado passo a passo de gestão de pessoas em fazendas: contratação, treinamento, motivação, retenção e demissão. Boas práticas, exemplos e modelos.

11 – Comercialização, negociação, vendas e marketing de produtos agropecuários com foco no lucro. Não deixe seu esforço de produzir ir pelo ralo.

12 – Inovação no agro, novas tecnologias e empreendedorismo. Como melhorar seu negócio e evitar ciladas e arapucas.

13 – Processo de avaliação e escolha de software de gestão de fazendas: como fazer, e erros a evitar

14 – Planejamento estratégico de carreira, para quem vai continuar no agro por 10 anos ou mais

15 – Como se tornar uma liderança no agro: na família, na fazenda, na sua região, no seu segmento de mercado


Se você quer participar dessa imersão…

Me envie um email para marketing@beefpoint.com.br, com seu whatsapp e contando um pouco sobre seu negócio, seu momento e seus desafios.

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