Imagem ilustrativa para a matéria: "Tecnologias nutricionais promissoras para melhora da eficiência na pecuária de corte"
Confinamento deve crescer 9% em 2015, para 5 milhões de cabeças
27 de abril de 2015
Rally da Pecuária realiza levantamento técnico da bovinocultura
27 de abril de 2015

19 milhões de hectares de pastagens em uso devem passar por reforma até 2017

A Agroconsult estima que cerca de 19 milhões de hectares de pastagens no Brasil precisam passar por reforma até 2017 para corrigir ou evitar a degradação. Destes, 5 milhões de hectares necessitam urgentemente de intervenção, por se encontrarem no último estágio de degradação. A área restante precisa passar por recuperação nos próximos 24 meses, para evitar maiores danos ao pasto. As informações foram divulgadas hoje, em São Paulo, durante evento para divulgação do Rally da Pecuária 2015, o qual começou em 23 de abril.

Segundo Mauricio Nogueira, coordenador da expedição, os números consideram uma estimativa de 168 milhões de hectares de pastagens no Brasil e retratam um cenário que pode ser melhor que a realidade do País. Isso ocorre porque os dados levantados pela consultoria não incluem o total das áreas de pastagens brasileiras.

A Agroconsult prevê que, para recuperar e evitar a degradação destes 19 milhões de hectares até o fim de 2016, será necessário investir até R$ 30 bilhões. No entanto, Nogueira ressalta que o ideal seria investir continuamente para a preservação das pastagens. Segundo ele, isso poderia reduzir custos aos pecuaristas, considerando que a recuperação é, no geral, até duas vezes mais onerosa. “Precisamos começar a nos preocupar com as pastagens como nos preocupamos com as safras de soja e de milho, por exemplo. Quando incutirmos que o pasto é uma cultura perene, todo o nível de degradação irá melhorar”, diz.

Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Edilson Abrão disse:

    Concordo plenamente com artigo acima, mas a forma de realizar estas reformas tema varias vertentes, poderemos realiza-la diretamente com a implantação de uma nova pastagem após a devidas correções(método mais dispendioso), realiza-la através de implantação de lavouras por um período se possível(requer investimentos e experiência) ou simplesmente arreda-las para agricultores estruturados por um período que pode variar de três a cinco anos. No ultimo caso acredito ser a mais barata das opções, onde o pecuarista poderá obter renda a partir do segundo ou terceiro ano, ou reformar sua propriedade parcialmente a cada período. Para que isto ocorra a fazenda devera ter uma localização próxima a centros agrícolas, que viabilizem esta operação.

plugins premium WordPress