4 dicas para prosperar uma propriedade familiar – Por Amanda Radke
25 de julho de 2017
Registro no SIF de produtos de origem animal se torna mais ágil
25 de julho de 2017

Vacina contra aftosa será modificada após veto dos EUA à carne brasileira

A composição da vacina contra febre aftosa vai mudar. O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) definiu, junto com o Ministério da Agricultura, retirar a saponina, substância apontada pela cadeia produtiva como a responsável pelo aparecimento de abscessos na carne. Esses “caroços” levaram os Estados Unidos a suspender a importação da carne in natura do Brasil no fim de junho.

Segundo Emilio Salani, vice-presidente executivo do Sindan, a indústria iniciou o processo de retirada do adjuvante saponina. Seguindo o cronograma de produção e validação do ministério, a nova vacina estará disponível na campanha oficial de vacinação de novembro de 2018.

O anúncio de Salani ocorreu durante reunião extraordinária da Cosalfa (Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa), realizada em Brasília. “O desenvolvimento de uma nova formulação implica investimentos pesados por parte da indústria para adequação aos parâmetros de controle, porém mantendo a mesma eficiência e pureza da formulação atual”, diz Salani.

Em março, o ministério e a indústria já haviam definido, para agosto de 2017, o início da fabricação de vacina contra aftosa bivalente (vírus O 1 e A24), com a retirada do vírus C, já erradicado do Brasil. Além disso, com a avaliação positiva dos testes oficiais de potência, a indústria passará a produzir doses de 2 ml da vacina a partir de maio de 2018, em substituição à dose atual, de 5 ml. Esta redução também atende à reivindicação da cadeia produtiva.

Fonte: O Estado de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

3 Comments

  1. Hélio Mascarenhas Dórea disse:

    Já era em tempo …

  2. Yara Moura Fonteles disse:

    Acho importante essa mudança, pois ela trará benefícios para nosso agronegócio. Pois a vacina da febre aftosa é super agressiva as tecidos do animal causando esses abcessos indesejáveis.

  3. Claudio Moraes Trindade disse:

    Já estava na hora. A culpa sempre foi do produtor, “falta de higiene”. Agora mudou?

plugins premium WordPress