Paraguai quer potencializar marketing da carne bovina
28 de julho de 2011
Medida cambial pode ajudar exportações
28 de julho de 2011

Uso de dispositivos intravaginais com menor concentração de progesterona

Inicialmente, os dispositivos eram utilizados apenas uma vez e descartados. No entanto, descobriu-se que a reutilização dos dispositivos comercialmente disponíveis pode ser realizada sem que haja comprometimento das taxas de prenhez aos protocolos de IATF e TETF. A reutilização de dispositivos tem vantagens e desvantagens. Uma alternativa para evitar os problemas da reutilização de dispositivos foi o lançamento de dispositivos com menor concentração de progesterona impregnada (0,558 g), que seriam indicados para uso único em bovinos. Por essa razão esses dispositivos foram batizados de "monodose" (Cronipres Monodose®). Esse dispositivo também pode ser uma boa opção para animais sensíveis a concentrações mais elevadas de progesterona, como é o caso de novilhas.

Os dispositivos intravaginais de liberação de progesterona já são hoje bastante conhecidos e utilizados em programas reprodutivos de bovinos. De forma geral, os dispositivos são compostos por uma alma plástica resistente e com boa memória (capacidade de retornar ao formato original após sua manipulação) recoberta por um polímero (como o silicone) impregnado com progesterona. Seu formato pode ser variado, mas é necessário que proporcione uma adequada retenção do dispositivo na vagina (evitando perdas) sem ser, no entanto, muito agressivo à mucosa vaginal. Em termos funcionais, os dispositivos devem liberar progesterona (quando em contato com a mucosa vaginal) em uma taxa constante, mantendo concentrações plasmáticas desse hormônio suficientes para a manipulação desejada do ciclo estral dos animais. Quando o dispositivo é removido, a concentração de progesterona circulante cai rapidamente.

Inicialmente, os dispositivos eram utilizados apenas uma vez e descartados. No entanto, descobriu-se que a reutilização dos dispositivos comercialmente disponíveis pode ser realizada sem que haja comprometimento das taxas de prenhez aos protocolos de IATF e TETF. Assim, dispositivos de 1 g de progesterona (como o DIB®, Sincrogest®, Primer®, Cronipres®) passaram a ser utilizados até três vezes em gado de corte, enquanto os de 1,9 g (CIDR®) já estão sendo utilizados pela quarta vez em algumas propriedades.

A reutilização de dispositivos tem vantagens e desvantagens. A maior vantagem é a redução dos custos com esse produto, pois ele passa a ser utilizados três ou quatro vezes com o mesmo valor gasto anteriormente para uma utilização. No entanto, há desvantagens inerentes a reutilização que devem ser cuidadosamente avaliadas em cada situação específica. Uma delas é o tempo e mão de obra gastos com a limpeza dos dispositivos que serão utilizados novamente (sem contar o custo do agente desinfetante utilizado). A isso se soma o maior risco de ocorrência de vaginites e outras infecções do trato reprodutivo (especialmente nos casos em que há má higienização e armazenamento do dispositivo), a maior ocorrência de queda de dispositivos (perdas) e a necessidade de maior organização com relação ao número de vezes que cada dispositivo foi utilizado.

Uma alternativa para evitar os problemas da reutilização de dispositivos foi o lançamento de dispositivos com menor concentração de progesterona impregnada (0,558 g), que seriam indicados para uso único em bovinos. Por essa razão esses dispositivos foram batizados de “monodose” (Cronipres Monodose®). Esse dispositivo também pode ser uma boa opção para animais sensíveis a concentrações mais elevadas de progesterona, como é o caso de novilhas.

A seguir, serão apresentados estudos realizados com o dispositivo monodose (Cronipres Monodose®) relacionados ao perfil plasmático de progesterona e ao teste de eficácia a campo, sendo dois deles em receptoras de embriões (TETF) e o outro com inseminação artificial (IATF).

O primeiro estudo teve como objetivo avaliar o perfil plasmático de progesterona em vacas ovariectomizadas tratadas com dispositivos intravaginais com diferentes concentrações de progesterona: Cronipres Monodose® e Cronipres® de primeiro, segundo e terceiro usos (Gráfico 1; De La Sota, 2005).

Gráfico 1. Perfil plasmático de progesterona de vacas tratadas com dispositivos intravaginais com diferentes concentrações de progesterona: Cronipres Monodose® (0,558 g) e Cronipres® (1 g) de primeiro, segundo e terceiro usos (Adaptado de De la Sota, 2005)

É possível notar que tanto o Cronipres Monodose® quanto os Cronipres® de diferentes usos são capazes de manter níveis circulantes de progesterona suficientes para controlar o ciclo estral (simulando uma fase progesterônica) e, portanto, podem ser utilizados nos protocolos de sincronização do ciclo reprodutivo.

Em outro trabalho, visou-se a avaliação da taxa de aproveitamento, concepção e prenhez de receptoras de embriões mestiças Bos taurus x Bos indicus (n = 736) sincronizadas para TETF utilizando o dispositivo monodose comercialmente disponível (Cronipres Monodose®; 0,558 g). Previamente a TE, as receptoras foram avaliadas e um embrião fresco (não criopreservado) foi transferido no corno uterino adjacente ao ovário com corpo lúteo de cada uma delas. O diagnóstico de gestação foi realizado aos 35 dias após a TE. Os resultados por fazenda e gerais estão apresentados nos gráficos abaixo (2, 3 e 4).

Gráfico 2. Taxa de aproveitamento de receptoras de embriões sincronizadas para TETF com dispositivo de progesterona monodose (0,558 g).

Gráfico 3. Taxa de concepção (total de prenhes / total de transferidas) de receptoras de embriões sincronizadas para TETF com dispositivo de progesterona monodose (0,558 g).

Gráfico 4. Taxa de prenhez (total de prenhes / total de tratatadas) de receptoras de embriões sincronizadas para TETF com dispositivo de progesterona monodose (0,558 g).

Em suma, esse estudo é sugestivo que o dispositivo monodose possa ser eficientemente utilizado em protocolos de TETF, dados os bons índices obtidos. Não houve, no entanto, comparação com os dispositivos convencionais de 1 g nesse estudo, o que seria muito importante para a conclusão de que o monodose funcione semelhantemente aos demais.

Por outro lado, em outro estudo, comparou-se a taxa de aproveitamento e a sincronização do estro novilhas de raças sintéticas (Brangus e Braford) utilizadas como receptoras de embrião após a detecção de cio seguinte ao tratamento com duas aplicações de PGF2α (14 dias de intervalo) ou protocolo com dispositivo Cronipres Monodose®. Maior porcentagem de novilhas tratadas com dispositivo monodose teve o estro sincronizado [70% (55/78)] do que as que receberam PGF2α [55% (87/157)]. Ainda, maior taxa de aproveitamento foi observada nas novilhas tratadas como monodose [51,2% (40/78) vs 40/78) vs 35,6% (56/157), indicando a eficiência do dispositivo na sincronização do ciclo estral.

Em outro estudo essa comparação de dispositivos monodose e de 1 g foi realizada em novilhas Nelore sincronizadas para IATF. Dispositivos com 1 g de progesterona (Cronipres®) novos e reutilizados pela terceira vez foram comparados ao monodose (Cronipres Monodose®). Um terceiro grupo com monodose e administração de meia dose de prostaglandina F2α no início do protocolo (para reduzir ainda mais a concentração de progesterona no caso de presença de corpo lúteo) foi também testado. Após a IATF foi realizado repasse com touros por 30 dias (na proporção de 1:20). Os resultados estão apresentados a seguir (Gráfico 5).

Gráfico 5. Taxa de prenhez de novilhas Nelore (após a IATF e após IATF seguida de repasse com touros) sincronizadas para IATF com diferentes dispositivos de progesterona.

Analisando os resultados desse estudo é possível concluir que o uso de dispositivo monodose (0,558 g) resultou em semelhante taxa de prenhez que o uso de dispositivo de 1 g de progesterona novo ou de terceiro uso. Assim, fica disponível no mercado mais uma boa opção de dispositivo para ser utilizado em programas reprodutivos.

Apesar de não ser o foco desse artigo, vale ressaltar que o implante auricular de Norgestomet (Crestar®) também deve ser lembrado como uma boa opção nas sincronizações para IATF e TETF. Ele poder ser reutilizado sem as desvantagens mencionadas acima para os dispositivos intravaginais (não há riscos de infecção do trato reprodutivo por ser auricular, é pequeno e de fácil higienização e armazenagem, não aumenta o risco de queda com aumento do número de usos) e pode ser utilizado eficientemente em categorias com maior sensibilidade à progesterona (por ser um progestágeno, ou seja, uma “progesterona sintética”).

Cabe o veterinário responsável pelo manejo reprodutivo da fazenda realizar um estudo sobre o custo-benefício dos dispositivos e implantes disponíveis no mercado para que a melhor opção seja empregada para cada situação de manejo e rebanho.

23 Comments

  1. Durval Ribeiro de Gouveia Junior disse:

    Qual é o laboratório que fabrica o monodose?

  2. Mauri Antonio Alamini disse:

    Ola Roberta, sou veterinário, a 3 anos faço iatf com implantes normais com 3 usos e para esta estação já fiz o pedido do monodose, gostaria de saber se voce tem um protocolo de melhor eficiencia para o monodose e quais as taxas de prenhes que voce conseguiu em vacas e novilhas. Abraço Mauri

  3. Roberta Machado Ferreira disse:

    Prezado Durval Ribeiro de Gouveia Junior

    O laboratorio é a Biogênesis-Bagó.

    Att

  4. betânia barreiros dos santos disse:

    Roberta, gostaria de ler esse trabalho por completo, onde posso localiza-lo?
    muito obrigada e parabéns pelo mesmo.

  5. Roberta Machado Ferreira disse:

    Prezada Betania Barreiros dos Santos

    Qual dos trabalhos citados a senhora gostaria de ler? O trabalho relacionado aos gráficos 2,3 e 4 ainda não foi publicado. São dados internos da Biogenesis que estão em vias de publicação (j está autorizada). O último trabalho também não foi publicado ainda, pois está sendo complementado. O de Brangus e Braford foi um resumo.

    Att

  6. artur luiz de almeida felicio disse:

    Rô Parabéns pelo seu artigo.

    Forte abraço

  7. betânia barreiros dos santos disse:

    Roberta…
    Gostaria de ler todos, tenho itneresse pelo de "monodose" eme special , pois sou graduante de med. veterinaria pela UVV em vila velha e o meu TCC será sobre IATF, que nesse caso , gostaria de citar em algum momento , os seus resultados, enfim… fico aguardando então. O meu trabalho é pra Julho do ano que vem … Muito obrigada

  8. Roberta Machado Ferreira disse:

    Prezada Betania dos Santos

    Vou pedir autorizacao para a Biogenesis dos nao publicados. Os publicados te envio com o maior prazer. Me passe seu email que te mando tudo.

    Um abraco

  9. Roberta Machado Ferreira disse:

    Oi Artur! Obrigada!

    E voce, como esta? Trabalhando em Votuporanga? Tambem foi pra area de reproducao de bovinos?

    Abracao

  10. eron bezerra spinelli disse:

    Parabéns pela publicação.Agora é só fazer os custos entre os produtos.

  11. Roberta Machado Ferreira disse:

    Prezado Mauri Antonio Alamini

    Desculpe a demora em responder seu cometario. O monodose ainda é muito novo no mercado e seu uso está comecando a aumentar agora. Os dados ainda são escassos. Conversei com a equipe técnica da Biogenesis e eles me passaram alguns resultados satisfatorios (405 animais com média de 56% de concepção). No entanto há ainda poucos dados com novilhas.

    Com relacao ao melhor protocolo, a indicacao deles mesmos é com quatro manejos (com BE D9 de manha e IA D10 a tarde) ou tres manejos (nesse cado, com BE D8,5 – que seria a tarde – e IATF D10 de manha). Qualquer duvida estou a disposicao.

    Att

  12. EDUARDO DIEHL CALEFFI disse:

    Roberta.
    Parabéns pela maneira clara e incisa que tu escreves teus artigos, esclarecendo de maneira incisiva  as dúvidas que temos sobre os varios fatores e possibilidades dentro da IATF .
    Att

  13. Rogério Fonseca Guimarães Peres disse:

    Roberta, parabéns pelo artigo.

    Qual sua opinião sobre a mesma taxa de prenhez obtida nos grupos de novilhas que receberam dispositivos novos, terceiro uso, monodose e monodose + PGF no Gráfico 5? Qual o N utilizado?

    Att,
    Rogério.

  14. Ronaldo Mendonça dos Santos disse:

    O custo e benefício do implante monodose é viável economicamente?

    Grato,

    ____________________________________________________________________

    Ronaldo Mendonça dos Santos – Médico Veterinário – Especialista em Reprodução e Produção de Bovinos

  15. Rodrigo Ribeiro Cunha disse:

    Quais são os seus resultados com o uso do monodose em primíparas nelore?

    Obrigado.

  16. giovani rocha queiroz disse:

    Olá Roberta, como disse, não é o foco, mas gostaria de saber se o crestar pode ser reutizado tbem 3x, e um quarto uso para aumentar a ciclicidade em novilhas pré-púberes, se possivel passe o protocolo p/ mim ok.

  17. monica albarez yida disse:

    Olá Roberta,
      Assim como o colega acima, eu também gostaria de saber qual seria o protocolo de melhor eficiência indicado para o implante monodose e quais seriam as taxas de prenhezes obtidas em vacas e em novilhas.
    Existe algum estudo sobre o uso da IATF em novilhas de primeira para segunda cria ?

                                     grata pela atenção………..monica

  18. Rayf R. Tirloni disse:

    Bom dia Roberta,

    Qual seria a justificativa encontrada por vocês para que não exista diferença na taxa de prenhez à IATF em novilhas sendo utilizados dispositivos novos (1g), reutilizados pela terceira vez, monodose e monodose + PGF?  

    Teoricamente, e de acordo com os demais trabalhos existentes na área, o dispositivo de 4º uso, o monodose e o monodose + PGF seriam mais indicados e apresentariam maior taxa de prenhez nesta categoria animal.

    Ainda com relação ao experimento, estes animais pertenciam a mesma propriedade e foram inseminados no mesmo dia?

    Att,

    Rayf R. Tirloni.

  19. Roberta disse:

    Prezados Rogerio Fonseca e Rayf Tirloni
    O esperado nesse esxperimento era de haver uma taxa menor quando o dispositivo de 1g de progesterona foi utilizado, no entanto, observamos taxas iguais. Esse experimento esta sendo repetido para gerar informacoes mais precisas e por esse motivo ele ainda nao foi publicado. Dele, apenas extraimos que o Monodose foi bastante eficiente.
    O numero de animais utilizado foi 150 por grupo e sim, os grupos foram sempre sincronizados e inseminados contemporaneamente, para evitar variacoes endesejaveis.

  20. Roberta Machado Ferreira disse:

    Prezado Giovani Rocha Queiroz
    Ainda não existem estudos que apresentem dados seguros sobre a utilização do Crestar pela terceira vez, nem mesmo utilizando dois implantes (o que é também uma dúvida bem comum). Estudos visando essa avaliação e o uso de Crestar usado para indução de ciclicidade estão em pauta, mas ainda não temos resultados concretos! A minha recomendação e da empresa MSD é que ainda não se utilize Crestar de terceiro uso para IATF, mas seria interessante guardá-los. Assim que houver mais dados, estes certamente serão divulgados.
    Att

  21. Junior Levien disse:

    Belo artigo, Dr. Roberta, uma duvida, o uso desses medicamentos e dispositivos para reprodução não fazem mal para a vida da matriz? não descontrola o cio natural e nem compromete a vida sexual natural desse animal?! Obrigado.. Aguardo..

  22. Roberta disse:

    Prezado Junior
    Essa é uma dúvida bastante comum. Nos protocolos usamos hormônios iguais ou semelhantes aos que o próprio animal produz naturalmente. A única diferença é que fazemos isso de forma que podemos controlar o ciclo estral deles e predizer o momento da IA sem necessidade de observar cio. Assim, ao contrário do que perguntou, os protocolo não desregulam o ciclo, mas auxiliam a cilicidade normal. Inclusive, em animais em anestro, pode auxiliar a indução do retorno a ciclicidade normal. Se feito por profissionais bem instruídos, os protocolos somente trazem benefícios a reproduçao, aumentando a eficiência reprodutiva das fêmeas.

  23. Silvio Mota disse:

    Muito bom esse artigo..
    Uma duvida, em bovinos de leite ja tem algum estudo?
    Em vacas de alta e media produção..
    Novilhas?

plugins premium WordPress