Mercado Físico da Vaca – 10/11/08
11 de novembro de 2008
Mercados Futuros – 12/11/08
13 de novembro de 2008

Uruguai quer voltar ao mercado da Coréia do Sul

O Uruguai aspira exportar, em 2009, 100 mil toneladas de carne fresca na Coréia do Sul, após a "iminente" reabertura do mercado asiático para o principal produto de exportação uruguaio, disse o vice-presidente do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), Fernando Pérez Abella.

O Uruguai aspira exportar, em 2009, 100 mil toneladas de carne fresca na Coréia do Sul, após a “iminente” reabertura do mercado asiático para o principal produto de exportação uruguaio, disse o vice-presidente do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), Fernando Pérez Abella.

“Estão dadas todas as condições e garantias para superar com êxito os controles sanitários, após os quais nos impusemos o desafio de entrar com 100 mil toneladas, o equivalente a 20% da importação anual deste país”, disse ele.

No dia 6 de dezembro chegará ao Uruguai uma missão de avaliação da Oficina de Assuntos Veterinários do Ministério da Alimentação, Agricultura, Silvicultura e Pesca da Coréia do Sul para verificar a qualidade do produto, segundo indicou a Presidência uruguaia.

A instância técnica foi combinada durante o encontro ocorrido em primeiro de setembro em Montevidéu, entre o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e o presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak.

O Uruguai, que vende periodicamente à Coréia do Sul seus produtos de carne processada, exportou carne fresca a esse país até o ano 2000, quando tinha o status de livre de aftosa sem vacinação. Atualmente, o Uruguai é considerado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de aftosa com vacinação e se encaminha a superar em 2008 o recorde histórico de divisas por exportações de carnes, com US$ 1,3 bilhão.

A reportagem é da Agence France-Presse (AFP), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress