Mercado de sêmen cresce no 1º semestre
22 de setembro de 2017
Mercado físico do boi gordo –21-09-2017
22 de setembro de 2017

Uruguai espera bom acordo sobre carnes com UE

Para a região em que o Uruguai está localizado, as negociações sobre um acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul devem incluir a carne. Com essa expectativa, o setor espera avançar no encontro entre os negociadores de ambos os blocos em 4 de outubro em Brasília, capital do Brasil.

A inclusão deste produto em princípio considerou inicialmente um volume de 380 mil toneladas de carne enviadas do Mercosul para a UE, mas foi reduzido para 85 mil toneladas, de acordo com dados citados pelas fontes de negociação da UE.

Emilio Mangarelli, diretor da Federação Rural (FR), que prefere não falar de números sobre o volume de carne considerado nas negociações, porque o fornecimento de relevância é sempre a última proposta, mas é verdade que as ofertas da UE diminuíram e, assim, teremos que aguardar o que será oferecido na reunião de outubro, disse ele.

Na sua opinião, este não é um Acordo de Comércio Livre (FTA), mas um acordo de vantagens tarifárias, no qual estão trabalhando desde 1999 e o que mudou, é que agora há um novo impulso nas negociações, da mesma forma que houve impulsos anteriores nos anos de 2004, 2007 e 2010.

Desta vez, o impulso ocorreu primeiro na Argentina e, depois, no Brasil, que apuraram as negociações, de forma que, “na nossa posição é visto como o momento para fechar este acordo”.

Mangarelli mencionou que um aspecto a ter em mente é que é hora de definir as ofertas e que a carne foi deixada para o fim. Ele lembrou as palavras do chanceler uruguaio Rodolfo Nin Novoa, que sem carne não há negociação. Portanto, é necessário aguardar a apresentação das ofertas na reunião de Brasília.

Fonte: El Observador, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress