As vendas de carne no Estado de Kerala, no sul da Índia, deverão cair após a imposição de uma ‘fat tax’ (tarifa sobre gordura) de 14,5% nos itens de fast-food estilo ocidentais.
“[Em termos de] tarifas sobre produtos alimentícios, que são preparados e vendidos em restaurantes de marca – como hambúrgueres, pizza, tacos, donuts, sanduiches, massas e outros -, uma tarifa extra de 14,5% será adicionada como tarifa sobre gordura”, disse o ministro das finanças de Kerala, T M Thomas Isaac.
Essa medida tomada repentinamente deixou muitas redes de restaurantes preocupadas. O proprietário da ‘Favourite Pizza’, Giresh Mathai, disse que está preocupado que haja redução na frequência de consumo de pizzas. Segundo ele, diferentemente do norte da Índia, 90% de todas as pizzas e hambúrgueres vendidos em Kerala contêm carne. “Nossa pizza mais barata custa US$ 5 e a carne constitui 30% desse custo”.
O diretor do Meat Products of India (MPI), Saji Eassow, disse que para mitigar os efeitos disso, os produtores precisam focar em outros alimentos que usam carne. “Somente 20% de nossos produtos são usados em pizzas, hambúrgueres, salsichas e carne seca”.
Diferente da maioria da Índia, a população de 33 milhões de pessoas de Kerala é principalmente de não vegetarianos, o que oferece um mercado concentrado de carnes, disse o presidente do Malabar Meat, P Krishna Prasad. As vendas anuais de carnes e produtos derivados no Estado tiveram um valor de mais de US$ 1,8 bilhão e 90% a 95% disso foi em canais tradicionais não congelados.
Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.