Aprovada a venda de carne pré-moída na capital paulista
8 de abril de 2016
Principais indicadores do mercado do boi – 08-04-2016
8 de abril de 2016

BeefPoint convida os produtores de touro a participar do TOP 100 – “Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil”

O levantamento TOP 100 – “Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil” em 2015 é uma realização da Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha, AG – A Revista do Criador e do BeefPoint. Este trabalho contemplará todas as raças de bovinos de corte, dividindo a listagem entre Top 50 Taurinos e Top 50 Zebuínos.

As informações serão obtidas por adesão voluntária dos criadores e com posterior validação das associações das respectivas raças. Somente serão considerados touros “registrados”.

Você, produtor de touros, participe acessando o link abaixo:

http://www.assessoriaagropecuaria.com.br/questionario-top100

News-Top100

Quem são os “Maiores Vendedores de Touros do Brasil”?

Por Fernando Furtado Velloso  – Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

Esta pergunta será logo respondida pela Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha, AG – A Revista do Criador e BeefPoint.

Conhecer os maiores players do mercado de reprodutores é algo que nos inquieta faz um bom tempo. Pois bem, decidimos arregaçar as mangas e produzir esta informação. Quando uma informação importante não está disponível não adianta reclamar, alguém tem de fazer.

Esse é o objetivo do levantamento TOP 100 – “Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil”, prover para o mercado a relação dos 100 maiores vendedores de touros de corte registrados no país, dividindo este conteúdo em Top 50 Taurinos (europeias e sintéticas) e Top 50 Zebuínos.

Optamos por não realizar uma listagem única com todas as raças, pois mesclando taurinos e zebuínos teríamos possivelmente uma relação com grande predominância de vendedores de touros zebuínos, em função da grande representatividade do zebu no Brasil e do maior porte destes rebanhos em comparação aos produtores de taurinos.

Captura de Tela 2016-04-07 às 15.41.41

O touro é o grande responsável pela genética dos animais produzidos no Brasil, pois apesar do grande crescimento da Inseminação Artificial no país, mais de 85% dos bezerros nascidos são produtos de monta natural. Desta forma, o impacto que os touros têm na pecuária nacional é de primeira grandeza.

A eficiência reprodutiva dos rebanhos, o desempenho e produtividade dos animais na recria e engorda, o ganho de peso e conversão alimentar nos confinamentos, a idade e peso ao abate e qualidade do produto final (carne) são invariavelmente afetadas pela qualificação do TOURO!

Pode parecer exagero, mas o reprodutor é um insumo que afeta todas as etapas de uma exploração pecuária. Desde o nascimento do bezerro até a quantidade e qualidade da carne produzida. Como não conhecer e valorizar os maiores produtores de um insumo tão fundamental para a cadeia da carne?

Conhecer os grandes fornecedores de touros no Brasil é uma informação de grande valia e estes produtores devem ser conhecidos e reconhecidos. Nosso projeto TOP 100 pretende saber quem são, onde estão, que raças produzem, como vendem e como selecionam seus animais.

O critério básico e fundamental de nosso levantamento será o número de touros registrados vendidos por ano. Para os produtores que trabalham com mais de uma raça, bastante comum para criadores de raças europeias e sintéticas, será considerado o somatório das diferentes raças comercializadas.

A coleta de informações do levantamento será muito simples, pois se dará por adesão voluntária dos vendedores de touros através de consulta aberta na internet.

No final de fevereiro já comunicamos as principais associações de raça e pedimos apoio neste levantamento.

Em março e abril a consulta estará aberta em nosso site e redes sociais para que os produtores possam enviar as suas informações (fazenda, número de touros vendidos por raça, quantidade em leilão, venda direta, se participa de programa de melhoramento genético, etc).

Em seguida, tabularemos os dados e enviaremos para checagem e validação das respectivas associações responsáveis pelo serviço de registro genealógico.

Na edição de junho da Revista AG será publicada com destaque a primeira edição do Top 100 – Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil, considerando a comercialização de 2015.

Para os produtores de touros o levantamento será uma ferramenta de promoção de seu trabalho e de fortalecimento de suas marcas, especialmente para aqueles que não promovem leilões e acabam sendo menos visualizados no mercado.

Para as raças de bovinos, será um bom “Raio X” da representatividade de cada grupo genético. Atualmente, usamos como referência da participação das raças o desempenho da venda de doses de sêmen, mas no segmento da venda de touros o mercado pode ser bem diferente.

Acreditamos que o Top 100 é um projeto a favor de todos e contra ninguém. Assim sendo, contaremos com o apoio e cooperação de todos envolvidos na produção e comercialização de reprodutores: associações de raças, programas de melhoramento genético, técnicos do setor, leiloeiras, centrais de inseminação, agentes comerciais (corretores), etc.

O levantamento Top 100 se encerra e se renova a cada ano, pois em cada edição podemos incorporar novas informações e diferentes avaliações dos resultados. Essa perspectiva de continuidade em um trabalho sem fim para muitos pode ser um problema, mas para nós da Assessoria Agropecuária e Revista AG será o maior combustível.

TOP 100: parcial por raças taurinas

O levantamento TOP 100 – Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil está avançando e já soma mais de 4.600 touros informados em 8 raças européias ou sintéticas (taurinos) até o final de março. Os dados correspondem ao somatório dos touros vendidos por diversos criadores que aderiram voluntariamente ao projeto. Através de questionário disponível na internet os participantes informaram os dados de sua propriedade, número de touros vendidos em 2015, forma de comercialização (nº de animais vendidos em leilão ou venda particular) e participação em programa de melhoramento genético.

Os dados parciais no grupo de touros taurinos consta na tabela.

top

A maioria dos selecionadores e produtores de touros de raças taurinas concentram-se na região SUL e a adesão ao TOP 100 está sendo considerada muito positiva pelos realizadores do projeto: Assessoria Agropecuária, AG – A Revista do Criador e BeefPoint.

Fazemos um agradecimento especial à Associação Brasileira de Devon (ABCD), pois além de apoiar o projeto arregaçou as mangas e centralizou a coleta e organização de dados de seus sócios.

A publicação dos resultado finais do levantamento com a listagem dos “Maiores Vendedores de Touros do Brasil”, divididos em TOP 50 Taurinos e TOP 50 Zebuínos está prevista para a edição de Junho da Revista AG. Após a publicação na revista os resultados também serão divulgados na internet e redes sociais, nesta fase com grande apoio do BeefPoint.

PARTICIPE:

http://www.assessoriaagropecuaria.com.br/questionario-top100

Fonte: TOP 100 – “Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil” -Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha, AG – A Revista do Criador e do BeefPoint.

5 Comments

  1. AURY LOPES (Cabanha Canaã) disse:

    Despretenciosamente a CABANHA CANAÃ se coloca neste ranking. O que nos falta em tamanho e volume de vendas, sobra em qualidade. Há bem mais de 30 anos selecionamos cuidadosamente nossos RED ANGUS e só a eles nos dedicamos, sem o risco de algum cruzamento indesejável. Hoje, exclusivamente Inseminação Artificial, com os melhores reprodutores com semen no mercado. Em épocas passadas, usamos grandes touros com ascendencia em ANKONIAM e BHC SRTYKER.

  2. Cabanha Acegua disse:

    Nos da Cab. Acegua vendemos no Leilão Prime HB / Esteio 3 Hereford ; 3 Braford .. Na propriedade vendemos 5 Hereford ; 15 Braford ( Sendo que quase todos que vendemos na propriedade nesse ano ,Foram sem o registro definitivo .

  3. Antonio Balbino disse:

    Acredito que poderemos reunir informações interessantes para iniciar um trabalho de acompanhamento desses dados .
    Considerando que há um volume de Touros zebuinos , comercializados no mercado interno , muito superior em relação às raças taurinas de corte , acho que entre os Top 100 deveríam ser considerado esse aspecto em sua proporcionalidade ora sendo levantada de 50:50 .

  4. Antonio Balbino disse:

    As associações só poderão ajudar na confirmação da PRODUÇÃO de machos registrados ( a maior parte apenas controlado ) por criador , visto que Touros de corte negociados diretamente entre produtores não tem anotação ( registro comercial ) de mercado , como as vendas em Leilões e feiras , e na maioria das negociações os compradores não requerem transferência nas Associações dos mesmos e assim não há registro nas Associações dessas comercializações . Outrossim , se o fazem , na maioria das vezes apenas se dá após a quitação do processo de compra e venda que quase sempre é a prazo e isso não coincide com a venda daquele ano , apenas a transferência ( qdo ocorre ) pós quitação .
    Sugiro detectar informação dos maiores produtores de Touros Controlados e/ou Registrados ( tendo em vista que nem todos chegam a ser Registrados em definitivo qdo são destinados á rebanhos comerciais ) , incluído animais CEIP através das Associações de raças e com esses dados quantificados então solicitar dos respectivos criadores a confirmação do percentual de sua produção desses animais que são de fato destinados ao mercado como reprodutores e de que forma , etc …
    Certo de que através das Associações de raças e Programas de Certificação de Produção ( reprodutores Ceipados ) , se chegará mais facilmente nessa indicação dos Top 100 ou pelo menos dos maiores produtores de reprodutores para o mercado da pecuária de corte.

plugins premium WordPress