Mercado Físico da Vaca – 26/11/10
26 de novembro de 2010
Mercados Futuros – 29/11/10
30 de novembro de 2010

São Félix do Xingu/PA: Ministério do Meio Ambiente e UE assinam pacto para diminuir desmatamento

São Félix do Xingu/PA é o município brasileiro com maior índice de desmatamento da Amazônia nos últimos anos. Para reverter essa situação, o Ministério do Meio Ambiente e a delegação da União Europeia no Brasil lançaram, na sexta-feira passada, o Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento. O projeto prevê a aplicação de 4,9 milhões de euros (por parte da União Europeia) em ações que incentivem a diminuição do desmate no município paraense ao longo de três anos.

São Félix do Xingu/PA é o município brasileiro com maior índice de desmatamento da Amazônia nos últimos anos. Para reverter essa situação, o Ministério do Meio Ambiente e a delegação da União Europeia no Brasil lançaram, na sexta-feira passada, o Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento.

O projeto prevê a aplicação de 4,9 milhões de euros (por parte da União Europeia) em ações que incentivem a diminuição do desmate no município paraense ao longo de três anos. A ideia do acordo de cooperação técnica é envolver a população, os empresários e agricultores familiares.

Em 2001, o índice de desmatamento no município chegou a quase 1,7 mil km2. Hoje, o índice é menor, 442 km2, número que ainda é considerado alto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). “O município é responsável por 5% da taxa de desmatamento de toda a Amazônia”, disse o diretor de Política de Combate ao Desmatamento do MMA, Mauro Pires.

O assessor de assuntos ambientais da delegação da União Europeia, Arnold Jacques de Dexmude, disse que a escolha de São Félix do Xingu para o acordo se deve às condições do município. “É o Estado que mais desmata e sofre grandes pressões por suas questões sociais, de grilagem de terra e desordem da situação fundiária”, disse.

Para o prefeito de São Félix do Xingu, Antonio Levino, o convênio é uma oportunidade de atingir a meta de desmatamento zero na região. “O município é muito grande, tem uma população espalhada e precisamos do governo para que esse projeto se torne realidade”, comentou.

A matéria é de Priscilla Mazenotti, da Agência Brasil, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress