Um sanduíche de carne bovina normalmente custa cerca de US$ 5 no Japão. O restaurante Wagyumafia de Tóquio, no entanto, atrai turistas afluentes de todo o mundo com um sanduíche de US$ 180.
No ano que vem, Hisato Hamada e o outro fundador, Takafumi Horie, abrirão um ponto de venda no bairro SOMA, de San Francisco, nos Estados Unidos.
O restaurante é focado em servir cortes de wagyu, a carne bovina mais cara do mundo.
Os editores da Business Insider Japan visitaram o restaurante de Tóquio para experimentar o sanduíche.
O Wagyumafia está localizado em Nakameguro, Tóquio, um bairro residencial popular entre estrangeiros e celebridades.
O estabelecimento pequeno, mas acolhedor fica ao longo do rio Meguro, que atrai as pessoas na primavera para o Hanami, o festival da flor de cerejeira.
Abaixo, o dono Kitagawa (à direita) e o chef Yasuhiro Inoue (à esquerda):
Nas mãos de Kitagawa há um pedaço de carne de Kobe. A loja tem sete opções de sanduíche que variam de um preço razoável de US $ 8 até o mais badalado, por US $ 180.
O local simplista é coberto com azulejos brancos e tem uma única mesa.
Segundo a Kitagawa, a maioria dos clientes são viajantes do exterior, principalmente de Cingapura, Hong Kong, Filipinas, Indonésia, Austrália, Dinamarca e EUA. Eles costumam gastar cerca de 20 a 30 minutos no local e se aventurar em outros alimentos japoneses.
Parte da razão pela qual é tão caro é que apenas 1,3 libras (590 gramas) de carne de Chateaubriand – parte central do filé de carne bovina Kobe – podem ser extraídas de uma única vaca.
Hamada comprou a vaca Kobe mais cara da história de Kobe em 2016.
Hamada era originalmente da indústria do cinema, mas se surpreendeu com a indústria de alimentos americana representada no documentário Food, Inc. e decidiu começar seu negócio wagyu.
Seu primeiro empreendimento relacionado a wagyu foi criar o Viva Japan, que exporta wagyu para a Inglaterra, Holanda, Bélgica e Dinamarca.
Para fazer o sanduíche de US$ 180, eles primeiro fritam o corte empanado.
Em seguida, eles espalham seu molho especial misturado com molho de soja japonês e vinagre em pão branco levemente torrado.
O molho de soja é fabricado pela Kamebishi, de 264 anos, e o vinagre é fabricado pela Iio Jozo Co., uma fabricante de 124 anos, em Kyoto.
A criação está pronta quando a bordas do pão são cortadas. Todo o processo demora cerca de dez minutos.
Segundo as pessoas que fizeram a reportagem, uma mordida no sanduíche os deixou “sem palavras”.
“Nunca experimentamos nada tão suave e suculento”, disseram. “Todo mundo que experimenta faz a mesma expressão facial que vocês dois estão fazendo agora”, disse Kitagawa.
Eles também pediram o sanduíche Zabuton, de US$ 45.
O nome deriva do lombo do ombro da vaca.
Hamada diz que as mídias sociais atraíram muitos visitantes estrangeiros para o restaurante.
A famous cutlet sandwich 🍞🐂 #littlebungintokyo #wagyumafia
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Fonte: Business Insider, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.