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Sadia retira 30% de sódio dos produtos em um ano

CAMPOS NOVO / SC 31-07-2015 ECONOMIA NEGOCIOS BRF LINHA DE PRODUCAO DA BRF NA FOTO PRODUCAO DE FRANGOS FOTO DIVULGACAO

Como parte do esforço para se apresentar mais saudável, a Sadia anunciou nesta quarta-feira, 18, que conseguiu eliminar em um ano 1.800 toneladas de sal de alguns de seus produtos, com a redução de 30% no nível de sódio.

A empresa da BRF iniciou em agosto do ano passado seu programa de redução de sal. Inicialmente, a meta previa atingir 40 produtos, correspondentes a cerca de 70% do volume comercializado pela marca. No fim, 50 produtos foram atingidos.

Apesar de não revelar o investimento destinado especificamente ao projeto, a companhia afirma que aportou R$ 560 milhões em inovação nos últimos três anos. Para a redução do sódio, a Sadia desenvolveu uma tecnologia específica para que os produtos mantivessem o mesmo sabor, a mesma textura, além de manter a conservação – o que também é uma das propriedades do sódio.

A matéria-prima usada provém da proteína animal (carne de frango), um ingrediente natural que serve como base para que seja feita uma espécie de “caldo de carne” e intensifica o uso de temperos naturais e especiarias já presentes na composição dos produtos, como pimenta, alho, cebola, coentro e páprica.

O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Fábio Bagnara, disse que isso foi importante para que o próprio consumidor não passasse a adicionar mais sal em casa, o que faria o projeto perder o sentido.

Ele afirmou que a BRF continua aprimorando o projeto. “Trabalhamos para reduzir o sódio em todo o portfólio, não vemos um limite final. Já estamos com esse produto muito abaixo do acordo que foi feito com o governo e com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (Abia)”, disse.

A BRF é signatária de um acordo com a Abia para reduzir a quantidade de sódio nos alimentos. Atualmente os brasileiros consomem 12 gramas de sódio por dia, quando a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 5 gramas por dia – meta a ser atingida pela associação em 2025.

Bagnara declarou, ainda, que a BRF pode inclusive estender o projeto para suas demais marcas como a Perdigão e a terceira linha que a companhia deve lançar no primeiro trimestre de 2018, conforme o anúncio feito pelo presidente do conselho da empresa, o empresário Abilio Diniz, em agosto.

Segundo Bagnara, a tecnologia não deve encarecer os produtos.

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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