16 de julho de 2014

Confira as previsões de Roberto Barcellos sobre o futuro da produção de carne de qualidade

Roberto Barcellos, engenheiro agrônomo e responsável pela marca Beef&Veal, publicou ontem sua previsão sobre a produção e o mercado de carne bovina de qualidade, confira!
28 de maio de 2014

Fabiano Tito Rosa: uma pecuária eficiente tem que acelerar giro, abater animais jovens e colocar peso em carcaça

Toda commodity tem ou precisa ter um padrão, pois o termo se refere justamente a um produto homogêneo, sem diferenciação. Na carne bovina isso é bastante complicado, em função da heterogeneidade de ambiente, raças, sistemas de produção, etc, além das diferentes exigências de mercado; mas é possível tentar colocar alguns parâmetros.
28 de maio de 2014

Pablo Paiva: casas de carne querem se transformar em boutiques de carne, ou ter produtos exclusivos com alto valor agregado

Unindo-se os pontos 1 e 2, acredito muito que trabalhos como o do próprio Roberto Barcellos e outros no mesmo sentido vão cada vez mais aumentar. Incluo também a expansão da verticalização, principalmente nos casos de pecuaristas capitalizados que querem levar seu produto na ponta com maior valor.
8 de outubro de 2013

Qual sua opinião sobre pecuaristas que produzem qualidade mas não conseguem ser beneficiados pelos programas de qualidade dos frigoríficos?

Participe desse debate, deixe sua opinião nos comentários. Qual sua opinião sobre pecuaristas que produzem qualidade mas não conseguem ser beneficiados pelos programas de qualidade dos frigoríficos?
23 de fevereiro de 2011

Estratégias de Manipulação das Células de Gordura parte III – Genética

Os programas de melhoramento genético tem se focado primariamente nas características de crescimento nos animais vivos. No entanto, conforme os consumidores se tornam mais preocupados com uma dieta saudável e a indústria da carne se foca mais no marketing, uma ênfase nas características de composição da carne é esperada que se torne importante no desenvolvimento de programas de melhoramento.
23 de fevereiro de 2011

Estratégias de Manipulação das Células de Gordura parte III – Genética

Os programas de melhoramento genético tem se focado primariamente nas características de crescimento nos animais vivos. No entanto, conforme os consumidores se tornam mais preocupados com uma dieta saudável e a indústria da carne se foca mais no marketing, uma ênfase nas características de composição da carne é esperada que se torne importante no desenvolvimento de programas de melhoramento.
12 de janeiro de 2011

Estratégias de Manipulação das Células de Gordura parte II – Manejo e Aditivos Alimentares

Sabe-se que a produção natural de hormônios em humanos e em outros animais, tem um importante papel fisiológico, bioquímico e comportamental associados a mudanças no crescimento e desenvolvimento. Hormônios associados a animais inteiros irão resultar em um aumento da proporção de músculo e em um aumento da taxa de eficiência de crescimento quando comparados a fêmeas.
13 de outubro de 2010

Estratégias de manipulação das células de gordura parte I – fatores nutricionais

Independente das preferências do mercado consumidor, o tecido adiposo (gordura) tem impactos diretos e indiretos na cadeia da carne. Para o produtor o excesso de gordura subcutânea, visceral e intermuscular representa uma desvalorização da carcaça e também uma perda na eficiência alimentar do animal, o que irá refletir no custo de produção. Do outro lado, está o consumidor o qual está em busca de um produto saudável e ao mesmo tempo suculento, neste caso uma carne macia, mas sem muita gordura especialmente a subcutânea.
27 de janeiro de 2010

Utilização da Espectroscopia de Infravermelho para estimar qualidade de produtos cárneos

Como resultado das pressões impostas pela globalização e com o aumento de competitividade, torna-se essencial disponibilizar aos consumidores produtos de qualidade. O emprego de tecnologias não destrutivas em carnes, como a técnica de espectroscopia NIRS apresenta potencial para prever as propriedades da carne para classificar em classes de qualidade e pode resultar em vantagens práticas para a indústria, uma vez que torna possível identificar cortes cárneos com qualidade total baixa ou alta, podendo assim classificá-los previamente.
14 de janeiro de 2010

Entendendo as diferenças dos cortes de carne bovina nos EUA e Brasil

O Brasil hoje possui cerca de 200 milhões de cabeça de gado, aparecendo no cenário mundial como o maior exportador de carnes bovinas, exportando para mais de 100 países, com todo esse potencial é necessário uma maior organização com enfoque no mercado externo. A base desse sucesso consiste no baixo custo de produção, porém a cada dia esse custo vêm aumentando devido ao acréscimo de imposições feitas pelos países importadores, principalmente países da União Européia, os quais são os nossos maiores fregueses. A percepção pública de como os alimentos são produzidos, recentemente começou a ter um peso muito forte em algumas decisões políticas, o que diretamente afeta o produtor.
30 de junho de 2009

Alguns aspectos para o processamento e conservação da carne

Entende-se como produtos cárneos processados ou preparados aqueles cujas características originais da carne fresca foram alteradas intencionalmente por meio de tratamentos físicos, químicos e/ou biológicos. O processamento da carne fresca visa a elaboração de novos produtos e a redução de problemas de perecibilidade, transporte e armazenamento, devido sua ação sobre as enzimas e microrganismos de caráter degradativo, prolongando a vida de prateleira.
9 de março de 2009

Vitamina A e qualidade da carne

As três propriedades sensoriais pelas quais os consumidores julgam a qualidade da carne são aparência visual da carne fresca, textura e sabor da carne cozida. No entanto, a aparência visual do produto é considerada um dos aspectos mais importantes, porque influencia na decisão de compra do consumidor. Atualmente, as indústrias de carne de alguns países, como Austrália e Estados Unidos utilizam a gordura intramuscular (marmorização) como um indicador da palatabilidade da carne no sistema de classificação da qualidade da carne (USDA, 1997). Por este motivo, muitos produtores de carne comercializam seus animais baseado em um sistema de valorização e premiação aos produtores que produzem carcaças nos padrões de marmorização. Conseqüentemente, muita atenção tem sido dada sobre o emprego de práticas de produção do animal que possam influenciar o depósito de gordura intramuscular na carne de bovinos.
plugins premium WordPress