-A +A

Produtividade x Lucratividade

Tenho recebido inúmeros e-mails de produtores rurais, preocupados com o rumo da rentabilidade da atividade pecuária.

Todos, sem exceção, estão constatando que o LUCRO obtido é engolido com a adoção de novas tecnologias que utilizam inúmeros produtos para promoverem o aumento da PRODUTIVIDADE, que dizem ser “necessária” para a obtenção de lucro.

A tecnologia de produtos torna-se um círculo vicioso. O produtor se vê obrigado a utilizar cada vez mais produtos para aumentar sua produtividade, para poder ter lucro, investindo o lucro obtido em novas tecnologias de produtos necessárias para aumentar a produtividade, gastando para isso o lucro obtido.

Como já mencionei em artigos anteriores, é necessário se distinguir o que é LUCRATIVIDADE e PRODUTIVIDADE.

Normalmente, somos impelidos a acreditar que o aumento da lucratividade, obrigatoriamente está relacionada com o aumento da produtividade, o que não é verdadeiro.

O Lucro é o resultado positivo da atividade. Graficamente é visualizado no demonstrativo de resultados {receita – (custos + despesas)}.

Já a Produtividade é a quantidade produzida em relação a um parâmetro qualquer, ou seja: kg de Peso Vivo por ha.; @ por U.A.(1 U.A. é = 450 Kg peso vivo) e etc.

O aumento da produtividade está relacionado com o aumento dos custos e despesas. Portanto, se o incremento nos custos e despesas forem superiores ao incremento na receita, o que o produtor estará obtendo será decréscimo no lucro.

Analisando o gráfico acima, podemos ver que em um determinado esquema de produção a diferença entre o custo (custos + despesas) e a receita, proporciona um lucro Δx.
O incremento na produtividade, conseguido com a adoção de novas tecnologias, acarreta um aumento de custos (custos + despesas) e consequentemente, aumento de receitas. O lucro deste novo modelo produtivo é Δy.

O que nos interessa daqui para frente, administrativamente, é a análise da lucratividade.

Se Δx > Δy, não há motivação para aumentar a produtividade. Neste caso, o incremento nos custos foi maior que o incremento nas receitas, diminuindo o lucro da atividade. O aumento do lucro aqui viria do aumento de escala de produção.

Se Δx < Δy, então temos fortes indícios de que devemos aumentar a produtividade. Neste caso, o incremento nos custos foi inferior ao incremento proporcionado nas receitas.

A VISÃO Consultoria Ltda., empresa goiana de consultoria., desenvolveu uma tecnologia denominada MANEJÃO, onde a tecnologia de processos suplanta a de produtos.

São técnicas que enfatizam a adoção de <(b>procedimentos ao invés de produtos. A preocupação é aumentar a LUCRATIVIDADE do setor, através da adoção de procedimentos simples, criativos, economicamente viáveis, que respeitem o meio ambiente, produzam alimentos saudáveis, resgatando a real vocação dos técnicos (Agrônomos, Veterinários, Zootecnistas, Técnicos Agrícolas) ao invés de torná-los simples vendedores de insumos. O objetivo é ver a propriedade como um todo, formando um verdadeiro ecossistema de produção.

A analise do retorno que determinada tecnologia possa trazer é bem complexa, ainda mais se formos considerar os ganhos ambientais. Esses ganhos ainda são dificilmente mensurados, porém fundamentais para a continuidade da atividade.

Diante do exposto, precisamos focar no lucro: lucro financeiro, lucro ambiental e lucro social e deixar de preocupar somente com o aumento de produtividade, que pode não trazer o retorno esperado.

Colaboração: Lucila Carvalho Dias Junqueira

Assine nossa newsletter!

Enviar