-A +A

Inventário Inicial.7. Balanço Patrimonial

Finalizamos o levantamento inicial com o Balanço Patrimonial. Ele representa a radiografia da realidade econômica da empresa rural naquele determinado momento. Como dado absoluto vale a pena frisar que isoladamente pouco valor gerencial tem. Estas avaliações devem ter periodicidade constante: anual, semestral ou trimestral.

Gerencialmente,as comparações entre as diversas avaliações determinam o grau de evolução e crescimento das atividades com as quais se estátrabalhando.

Figura

O Balanço Patrimonial contem a síntese, para uma data determinada, de todos os dados do levantamento de inventário.

Os Ativos de uma Empresa Agropecuária são o conjunto de bens, valores, créditos e afins, que constituem o seu patrimônio. Estão divididos em:

- Ativos Circulantes: representam tudo aquilo que possuímos e é ou poderá se transformar em moeda, em nossa conta corrente, no próximo exercício.

- Ativos Fixos: representam todos os bens da Empresa que não serão consumidos no exercício. São fundamentais para fazer a atividade acontecer.

Os Passivos são as dívidas e obrigações da Empresa;portanto,opõe-se ao Ativo. Estão divididos em:

- Passivos Circulantes: são os débitos que deveremos efetuar o pagamento no curto prazo.

- Exigível de Longo Prazo: são os débitos que vencerão ao longo dos sucessivos exercícios.

O Patrimônio representa o valor total, atual e real da Empresa Rural descontadas todas as obrigações e dívidas existentes. É a realidade econômica presente. Geralmente é formado pela diferença entre o Ativo e Passivo. Quando positivo, chamamos de Patrimônio Líquido; quando negativo, de Passivo a Descoberto ou Passivo Líquido.

O gráfico acima representa os dados do Balanço Patrimonial de uma Empresa Agropecuária ao longo de vários exercícios. Por ser um dado referencial (inserido em um contexto de outras informações) possui alto valor gerencial. Podemos comparar a evolução da Empresa ao longo de vários ciclos produtivos e avaliarmos o seu desempenho. A periodicidade deve ser constante. Neste exemplo, modificamos o último período por estarmos mudando a análise de ano agrícola para ano fiscal.

Figura

Lembre-se: A eficiência administrativa é alcançada quando, ao criarmos a estrutura de apoio à decisão, buscarmos, sempre, gerar informações do tipo referencial.

Devemos criar e buscar as informações para compararmos com os dados que temos em mãos.

********

Assine nossa newsletter!

Enviar