Pelo nono ano consecutivo, Argentina não cumpriu cota Hilton
4 de julho de 2017
Brasil é autorizado a vender embriões bovinos para Malásia
4 de julho de 2017

Rabobank: Brasil está sendo testado por turbulências

Embora ainda seja prematuro julgar os impactos a médio prazo dos recentes escândalos da indústria de carne e os possíveis efeitos prejudiciais para as exportações brasileiras e o consumo local, se a demanda desapontar, a pressão de baixa sobre os preços do gado pode ser sustentada, levando-os a alcançar níveis ainda mais baixos, de acordo com o último relatório sobre o mercado de carnes do Rabobank.

Este ano não foi silencioso para a indústria brasileira de carne bovina. Em março de 2017, a Polícia Federal brasileira revelou que estava conduzindo uma investigação sobre irregularidades nas inspeções de carne. Agora, um dos maiores processadores de carne do país se encontra envolvido em uma situação política complexa. Esses eventos estão reduzindo a confiança dos consumidores e dos produtores de gado, fazendo com que os preços do gado caiam.

Com alguns prazos de pagamento de 30 dias, os pecuaristas estão se voltando aos processadores que oferecem pagamentos regulares e de curto prazo. Como resultado, os processadores que podem pagar imediatamente receberam mais gado do que o habitual, o que pressionou os preços dos bovinos vivos para baixo. Em maio, os preços do gado diminuíram quase 5%, a maior queda para esse mês em 20 anos.

Os impactos dos escândalos da indústria também estão afetando as exportações. As exportações brasileiras de carne bovina caíram em 10% nos primeiros cinco meses de 2017, em comparação com o mesmo período do ano passado.

As restrições comerciais impostas às exportações brasileiras de carne em março refletiram-se nos números de exportação de abril e, embora os volumes de exportação de carne bovina em maio tenham sido 28% acima dos de abril, mostrando a recuperação do acesso à maioria dos mercados, ainda estavam 10% abaixo dos volumes de maio de 2016, mostrando que a recuperação total nos volumes de exportação provavelmente será gradual.

A mudança atual no ciclo do gado pecuário resultará em um aumento na oferta doméstica de carne bovina. Por outro lado, o número de gado em confinamentos poderia ser reduzido pelos preços baixos no mercado de futuros, tendo em vista toda a instabilidade existente.

Fonte: Rabobank, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress