Principais indicadores do mercado do boi –23-06-2017
23 de junho de 2017
‘Todas as Mulheres do Agronegócio’ é o tema da pesquisa inédita que será lançada no 2˚Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
23 de junho de 2017

‘Prejuízo intangível’, diz presidente da Abiec sobre suspensão dos EUA

O prejuízo que o Brasil terá com a suspensão das importações de carne fresca bovina brasileira pelos Estados Unidos é “intangível”, disse nesta quinta-feira (22) à noite o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec), Antonio Jorge Camardelli.

Ele lembrou que o Brasil levou mais de 15 anos para conseguir a autorização para exportar carne in natura para os EUA e que isso foi anunciado como uma porta de entrada em outros mercados. Segundo Camardelli, os EUA é um dos 10 maiores compradores de carne bovina in natura.

Camardelli explica que os problemas encontrados na carne brasileira se devem a uma reação a componentes da vacina da febre aftosa que o Brasil utiliza, que cria abscessos na carne bovina. Ele disse que alguns são visíveis e são retirados na inspeção federal.

“Outros são abscessos internos, que não são visíveis, e que infelizmente foram detectados pelo governo americano”.

“A identificação do problema não tem nada a ver com o produtor ou indústria. Esses abscessos são crônica de uma morte anunciada. Alguns meses atrás tivemos o mesmo problema e se não fosse a eficiência do ministério em apresentar garantias adicionais… Nós chegamos a perder uma semana do mercado chileno”, disse.

Questionado se outros países podem seguir os Estados Unidos e suspender a importação da carne bovina brasileira, ele apenas comentou que “o setor não carrega uma boa imagem.”

Ele explicou, no entanto, que o problema dos abscessos ocorre apenas na parte dianteira do boi e que existem países que compra outras partes do animal.

Fonte: G1, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Orlando disse:

    O produtor brsileiro paga caro pela reposicao do rebanho arca com os custos altos da recria e engorda é obrigado a vacinar o gado sem as condições higienicas que certamente tem custos e tem que vender pelo preço que os frigoríficos querem pagar sem ter segurança alguma dos lucros tao merecidos depois de um longo investimento dequase tres anos ,esperasse milagres de higiene e qualidade isto custa dinheiro acordem!

plugins premium WordPress