Fechamento – 12:09 – 19/02/02
19 de fevereiro de 2002
Israel reconhece Patagônia como região livre da aftosa sem vacinação
21 de fevereiro de 2002

Pesquisadores de SC criam bezerro com técnica inédita

A tecnologia de reprodução animal deu um salto em Santa Catarina. A equipe de pesquisadores do laboratório de reprodução animal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), acaba de confirmar o nascimento do bezerro Nitro. É o primeiro bezerro concebido no mundo em laboratório a partir de uma série de procedimentos de congelamentos. Nitro nasceu durante a madrugada da última segunda-feira, pesando 38 quilos e em perfeitas condições de saúde.

O primeiro passo dos pesquisadores foi recolher e congelar os óvulos imaturos (ovócitos). Depois, realizaram a fecundação. O embrião resultante, ao invés de ser transferido para uma receptora (vaca), foi congelado. Somente depois do congelamento, o embrião foi transferido para uma vaca.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Alceu Mezzalira, a principal vantagem deste método é permitir que, a partir de uma mesma vaca, sejam gerados mais de 160 bezerros num ano. “Claro que com a utilização de barrigas de aluguel”. Pelos métodos tradicionais, uma vaca em condições normais ao longo de sua vida produz em média seis bezerros. Com o sistema de transferência de embriões, chega a 80 ao longo de um ano.

O professor destaca ainda que, com o método que gerou Nitro, a fêmea já pode ser utilizada para fins de reprodução antes mesmo de chegar à puberdade. “A retirada de ovócitos já pode ser feita a partir dos três meses de vida da fêmea”.

Em dezembro último, a equipe de Mezzalira já havia conseguido produzir Victra, a primeira bezerra de proveta produzida no Brasil a partir de um ovócito imaturo congelado. No caso de Victra, a diferença é que o embrião não foi congelado antes de ir para a barriga de aluguel, como ocorreu com Nitro.

Fonte: Diário Catarinense (por Luiz Augusto), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress