Principais indicadores do mercado do boi –21-06-2017
21 de junho de 2017
JBS põe mais ativos à venda
21 de junho de 2017

Parlamentares ampliam articulação para criação de CPI

Audiência pública realizada ontem na Câmara dos Deputados reforçou a intenção dos parlamentares de levar adiante a ideia de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar tanto os empréstimos do BNDES à JBS e os investimentos da BNDESPar na companhia quanto as supostas operações com informação privilegiada feitas por JBS e Banco Original antes de se tornarem públicas as delações dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da holding J&F, que controla as duas empresas, entre outras.

O superintendente de Processos Sancionadores da CMV, Carlos Guilherme de Paula Aguiar, destacou que em 18 maio foi instaurado o primeiro processo administrativo contra a JBS, um dia depois de saírem as primeiras notícias sobre supostas operações da empresa com informações privilegiadas. Ele explicou que as penalidades possíveis em caso de condenação são inabilitação, multa e advertência.

O secretário de Controle Externo da Administração Indireta do TCU, Carlos Borges Teixeira, trouxe detalhes do acordão 800/17 do órgão, que aponta perda de R$ 700 milhões aos cofres públicos em operação de compra de ações e títulos da JBS.

Teixeira lembrou que há outros quatro processos envolvendo a JBS e mais um grupo de trabalho analisando operações do grupo. Ele apontou que o órgão tem 18 processos relevantes tratando de operações do BNDES e que também são investigados empréstimos a outros frigoríficos, como Marfrig e Independência – cujos ativos foram adquiridos pela JBS há alguns anos. O TCU também investiga indícios de favorecimento, via BNDESPar, a “certos grupos”.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress