Ações da JBS registram alta após suspensão de decisão judicial que impedia venda de ativos
14 de julho de 2017
Assembleia de MT aprova redução de ICMS para abate de gado em outros Estados
14 de julho de 2017

Para conter impacto da JBS, governo avalia dar créditos para pecuaristas

Preocupado com o impacto da crise na JBS, o governo estuda abrir créditos para que pecuaristas possam manter a produção brasileira e que o setor não gere um número ainda maior de desempregados. A informação é de Eumar Novacki, secretário-executivo do Ministério da Agricultura, que não esconde estar alarmado com as consequências da situação vivida pela empresa brasileira.

“Isso de fato é uma situação complexa, delicada. Já estamos trabalhando com um cenário e previsão ruim, não só de exportação, mas também internamente”, disse, lembrando que a JBS é uma das principais compradoras no mercado doméstico.

“Estamos buscando medidas para que a cadeia produtiva não seja prejudicada. Queremos estimular que frigoríficos menores para que assumam plantas. Plantas que já foram fechadas estamos conseguindo que sejam retomadas.

“Estamos trabalhando a possibilidade da abertura de créditos para produtor rural e pecuaristas”, defendeu. Isso pode vir dentro do Plano Safra e por meio de instituições financeiras. “Estamos discutindo uma série de alternativas”, disse, apontando para a participação eventual do Banco do Brasil e BNDES. “Precisamos entender o tamanho do problema antes”, ponderou.

Apesar do esforço do governo, o secretário alerta que “muito vai depender da iniciativa privada”.

Para ele, é importante que as plantas continuem abatendo. “Precisamos manter os mercados abertos, mas internamente, temos de fazer com que a cadeia não pare para que não ocorra uma descontinuidade.”

Para ele, o “grande desafio” será garantir a renda do pecuarista diante da crise na JBS e do cenário político atual.

Fonte: Estadão, resumida  e adaptada pela Equipe BeefPoint.

 

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress