JBS questiona no STF decisão de juiz que proibiu venda de ativos no Mercosul
30 de junho de 2017
SRB defende que produtor rural deve recorrer de decisão do STF sobre Funrural
30 de junho de 2017

Novo comitê pode ser saída para Wesley continuar à frente da JBS

Em meio à pressão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pela “profissionalização” do comando da JBS, a companhia anunciou no fim da noite de quarta-feira a criação de um “comitê executivo” para assessorar o conselho de administração em decisões estratégicas como a venda de ativos.

A medida pode ser uma alternativa para que o empresário Wesley Batista se mantenha no comando da JBS caso tenha que deixar a presidência da companhia. Além de Wesley, fazem parte do comitê executivo Tarek Farahat, presidente do conselho de administração da empresa, e Gilberto Xandó, membro do conselho de administração da JBS e presidente da Vigor Alimentos.

O conselho de administração da JBS tem até hoje para apreciar um pedido do BNDES – segundo maior acionista da empresa, com participação de 21,3%, – para convocar assembleia extraordinária de acionistas, que pode decidir pela saída da Wesley Batista da presidência e do conselho.

No fato relevante enviado ontem à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a JBS informou que cabe ao comitê executivo assessorar a diretoria na “revisão de propostas de aquisição, investimentos, desinvestimentos, associações e alianças estratégicas”.

O comitê executivo também vai assessorar a diretoria da companhia na gestão e na elaboração e revisão do orçamento plurianual e anual. O novo órgão atuará ainda na “orientação geral sobre os negócios, inclusive sugerindo a adoção de políticas, diretrizes e ações estratégicas”, informou a JBS.

A empresa anunciou ainda na quarta, a eleição de Cláudia Santos e André Janszky para seu comitê de governança. Cláudia é conselheira da JBS indicada pela BNDESPar. Advogado, Janszky é consultor independente em governança corporativa e anticorrupção.

Também foi aprovado o plano de trabalho do programa de compliance “Faça sempre a Coisa Certa”, proposto pelo diretor global de compliance da JBS, Marcelo Proença, contratado recentemente.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress