Mulher é fundamental no combate à fome e à pobreza, diz FAO
7 de julho de 2017
Concorrentes tentam ganhar espaço da JBS no Mato Grosso
7 de julho de 2017

Nelore criado a campo será premiado

Bovinos da raça Nelore com idade entre oito e 30 meses serão avaliados no julgamento de campo que será realizado durante a 53ª Exposição Agropecuária (Expoagro) de Cuiabá.

O concurso consiste em uma premiação para os animais com melhor avaliação visual feita por um jurado credenciado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e que tenham sido criados a pasto. A avaliação será promovida entre os dias 10 e 14 de julho.

Os campeonatos serão divididos em várias categorias em função da idade: com idade entre 7 e 11 meses, os machos participarão do Campeonato Bezerro e as fêmeas do Campeonato Bezerra. Animais com idade entre 12 e 16 meses participarão do Campeonato Soberano. Entre 16 e 24 meses participarão do Campeonato Garrote, no caso dos machos e Campeonato Novilha, para as fêmeas.

Animais com idade entre 24 e 30 meses serão avaliados nas categorias Touro Jovem e Fêmea Jovem, enquanto que os animais com idade entre 30 e 36 meses serão avaliados nas categorias Touro Sênior e Fêmea Adulta.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Mário Roberto Candia de Figueiredo, o julgamento a campo é uma forma de reconhecer a qualidade dos bovinos mato-grossenses, o que revela o empenho e habilidade dos criadores empregada na pecuária mato-grossense.

O diretor-técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco de Sales Manzi, explica que o julgamento a campo consiste em uma avaliação visual, usada para constatar a qualidade dos bovinos criados a campo. O julgamento é uma mostra para que os criadores possam comparar o seu trabalho com o dos seus pares e também mostrar para a sociedade o potencial da raça.

Fonte: Diário de Cuiabá, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress