A diarréia em bezerros pode ser determinada por vários agentes infecciosos de etiologia bacteriana, viral, infecção por protozoários, ou ainda, pelo conjunto ou associação de agentes que se utilizam de alguma condição de susceptibilidade intensificando o quadro clínico da doença em bezerros de diferentes faixas etárias (meses de idade). As principais causas de diarréias em bovinos jovens devem ser conhecidas, pois essa enfermidade é responsável por perdas econômicas importantes, e dependendo do agente causador da diarréia, do animal e do custo/benefício do tratamento, a implementação de medidas de controle pós-infecção tem um custo bem superior ao da aplicação de um bom manejo sanitário que visa a introdução de doenças no rebanho.
Alcina Vieira de Carvalho Neta
Últimos artigos
Plantas tóxicas que causam morte súbita em bovinos de corte
A produção pecuária brasileira na sua busca por melhores resultados, considerando custo-benefício, deve manter condicionado ao sistema a preocupação com a sanidade animal, que inclui necessariamente estratégias de manejo da propriedade. Uma prática importante é o manejo de pastagem, no qual está incluído a observação e eliminação de plantas tóxicas presentes na propriedade. Nesse contexto, algumas plantas de importância à pecuária devem ser conhecidas visando evitar perdas de animais e conseqüentemente redução da produtividade.
Gastroenterite verminotica em bovinos (parte II)
O diagnóstico das gastroenterites verminóticas é baseado nos sintomas clínicos e na presença de ovos nas fezes, observados através da contagem de ovos (OPG), ou através da coprocultura. Existem quatro principais categorias de tratamentos com anti-helmínticos: tratamento preventivo extensivo, tratamento tático, tratamento curativo, tratamentos estratégicos.
Gastroenterite verminótica em bovinos (parte I)
Entre os fatores que interferem no desenvolvimento da pecuária bovina, as helmintoses gastrintestinais ocupam grande destaque, por causarem elevadas perdas econômicas, principalmente pela baixa produtividade dos rebanhos de corte e de leite. A prevalência destas infecções varia segundo a região, devido a fatores como clima, idade, raça, tipo de exploração econômica, manejo, pastagens, tipo de criação e período do ano.
Febre aftosa: vigilância sanitária e vacinação, uma alternativa para o controle
A febre aftosa é uma doença infecto-contagiosa de grande importância na pecuária de corte por ser de disseminação rápida e de eliminação dos animais contaminados com perda total da produção. É causada por um vírus do gênero Aphthovirus. São bem estabelecidas sete estirpes desse vírus: O, A, C, Asia 1, SAT1, SAT2, e SAT3, com até 80 subtipos divididos entre esses grupos. Na América do Sul até o memento foram identificados apenas os subtipos A, O e C.
