Confira os 10 artigos mais lidos em fevereiro
1 de março de 2010
Mercados Futuros – 02/03/10
3 de março de 2010

Missão europeia chega ao Brasil para avaliar rastreabilidade

É rotina a vinda ao Brasil e demais países exportadores de carne para o mercado europeu, da missão técnica do FVO (Food and Veterinary Office), órgão da Comunidade Europeia responsável por fiscalizar o cumprimento da legislação sobre segurança alimentar, saúde animal, sanidade vegetal e bem-estar animal. A comitiva desembarca hoje em Brasília e deve participar de reunião com técnicos do Ministério da Agricultura em que serão acertados detalhes da missão.

É rotina a vinda ao Brasil e demais países exportadores de carne para o mercado europeu, da missão técnica do FVO (Food and Veterinary Office), órgão da Comunidade Europeia responsável por fiscalizar o cumprimento da legislação sobre segurança alimentar, saúde animal, sanidade vegetal e bem-estar animal.

A comitiva desembarca hoje em Brasília e deve participar de reunião com técnicos do Ministério da Agricultura em que serão acertados detalhes da missão. O encontro também pode determinar alterações no roteiro previsto da visita. Amanhã, os europeus se dividem em duas equipes de três técnicos que se revezarão até o dia 15 na vistoria de fazendas e frigoríficos

“Essa é uma visita esperada e sem sobressaltos. Não existe segredo. A missão vem checar se as regras do Sisbov (Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina) estão sendo cumpridas, já que essa é a condição principal para os produtores, que querem exportar carne in natura para esse mercado tão disputado”, analisou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari.

Hoje Mato Grosso conta com apenas 338 propriedades aptas a exportar para a UE e 99 estão na lista de espera para serem auditadas. Segundo a coordenadora do programa Sisbov da Superintendência Regional do Mapa em Mato Grosso, Patrícia Borges Dias, as auditoria nas propriedades retornam ainda no mês de março, “logo depois da visita da missão europeia e de forma mais ágil”. A coordenadora informou que hoje a superintendência regional do Mapa conta com 29 auditores e o Indea – Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, com 45, “isso significa que temos 37 equipes formadas, já que cada equipe tem que ter no mínimo 2 auditores”.

“Esperamos que essas equipes realmente façam o trabalho de campo e agilizem o processo de auditagem. A Acrimat vem alertando para a morosidade do trabalho e a necessidade de ampliar o número de auditores. Quando maior o número de propriedades aptas a exportar para a Europa, maior a nossa participação no mercado”, ressaltou Luciano Vacari.

A visita da missão técnica vai durar uma semana e está sendo realizada em seis estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais. Além do Brasil, a missão técnica do FVO realiza o mesmo procedimento no Paraguai, Uruguai e Argentina.

As informações são da Acrimat e do jornal Zero Hora, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Concordo com o Sr Luciano Vacari que não há razão para sobresaltos com a vinda da missão da UE. E fico feliz que esta seja a segunda vinda de missão nestas condições. Certamente bem diferente do cenário de alguns anos atrás.

    Será também uma excelente oportunidade para conversarmos francamente com a UE sobre as alterações em estudo do SISBOV e suas implicações. É importante chegarmos a um denominador comum.

    Att,

  2. Mario Ribeiro Paes Leme disse:

    Agora vem mais uma inspeção da UE. Fizemos e continuamos gerenciando a parte que nos cabe,sempre com a participação do produtor rural,que tem tentado o máximo manter sua propriedade nos parâmetros necessários para “entrar” e os que lá estão, continuar na Lista Traces. Esperamos que tudo seja favorável a eles,pois que tem acontecido tanta injustiça,que nos tornamos “os algozes”.

  3. Paulo Fernandes de Oliveira disse:

    Vamos ver o que vai dar aos tecnicos apresentarem o novo modelo , acredito que boa coisa nao vai dar disso, ja e dificil com as certificadoras, muito mais ainda caso mude o sistema.
    E aguardar pra ver

  4. Mario Ribeiro Paes Leme disse:

    Parece que tá todo mundo esperando alguma coisa acontecer e com medo do que seja. precisamos colocar que somos amelhor carne do mundo,com ou sem rastreamento,já que somos o celeiro do mundo. que se manifestem os colegas , pois somos todos os anfitriões deste brasil lindo e maravilhoso,que tudo têm e do melhor do mundo

  5. washington ferreira de oliveira disse:

    Estamos na tal lista traces,mas e dai,não virou nada ate agora,a grande verdade e que a jogada não e sanidade,eles querem e carne barata…..e com toda estas imposições fica facil pros gringos,por mim eles so comeriam carne de frango….

plugins premium WordPress