Mercado Físico da Vaca – 13/04/10
13 de abril de 2010
Mercados Futuros – 14/04/10
15 de abril de 2010

MG: inspeção estadual vale para todo o país

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) recebeu a autorização do Ministério da Agricultura para fazer parte do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Suasa), através da Portaria n° 100. Ao integrar o Sisbi, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) que é realizado em Minas Gerais pelo IMA, será equivalente ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). Isso possibilitará que os produtos mineiros das empresas aprovadas e inspecionadas pelo Instituto possam ser comercializados em todo o Brasil.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) recebeu a autorização do Ministério da Agricultura para fazer parte do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Suasa), através da Portaria n° 100.

Ao integrar o Sisbi, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) que é realizado em Minas Gerais pelo IMA, será equivalente ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). Isso possibilitará que os produtos mineiros das empresas aprovadas e inspecionadas pelo Instituto possam ser comercializados em todo o Brasil.

A adesão promoverá o desenvolvimento das indústrias aprovadas no Sistema, uma vez que poderão expandir seu âmbito de comercialização. Dentre os objetivos do Sisbi pretende-se que haja harmonização e padronização dos procedimentos de fiscalização dos produtos de origem animal entre os serviços oficiais de inspeção de produtos de origem animal. Produtos procedentes de estabelecimentos que fazem parte do Sisbi conterão um selo no rótulo criado pelo Mapa.

Três frigoríficos mineiros já estão prontos para integrar o Sisbi. Os demais estabelecimentos, principalmente de produção de carne e leite, que manifestarem interesse e que apresentarem condições físicas, higiênico-sanitárias e tecnológicas satisfatórias, após avaliação do IMA, também poderão participar do Sistema. Os estabelecimentos interessados poderão procurar uma unidade do Instituto para mais informações.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, afirma que será uma importante ferramenta para o desenvolvimento sócio-econômico de Minas Gerais devido à implantação de novas agroindústrias, as quais garantirão o abastecimento e a segurança do alimento que a população consome. “Convém ressaltar que o Serviço de Inspeção Estadual já desenvolve em seu programa de trabalho ações de educação sanitária, de combate às atividades clandestinas e comércio irregular de produtos de origem animal, tendo dessa maneira elevado os padrões de fiscalização nos estabelecimentos industriais”, conclui.

As informações são do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0 Comments

  1. Tiago Auad da Fonseca Reis disse:

    Concordo com vc Fernando Melgaço, esta iniciativa do MAPA é boa, a mesma pode dar oportunidade de ampliação de vendas às industrias. O que não pode aacontecer é a queda da qualidade do serviço de inspeção e ter um maior controle de como sera feita a inspeção (órgão estadual ou federal ou ambos juntos), e deve-se continuar com a mesma rigorosidade do serviço do SIF para que a segurança alimentar seja garantida aos consumidores.

plugins premium WordPress