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Marca Wagyu celebra 10 anos de sucesso na Coreia, mas por quanto tempo?

Uma das grandes histórias de sucesso da carne bovina australiana exportada ao mercado da Coreia na última década tem sido a inserção do produto Darling Downs Wagyu na rede de supermercados E-Mart. A marca Darling Downs Wagyu, da Australian Agricultural Co. (AACo) foi um verdadeiro carro-chefe de marcas de carne bovina no mercado coreano, ajudando no sucesso de uma série de outros produtos com ela.

Porém, com o efeito da desvantagem da tarifa de importação da Austrália com relação à carne bovina dos Estados Unidos no mercado coreano, alianças de fornecimento de longa duração, altamente bem sucedida e profundamente comprometida como essa correm o risco de desaparecer.

Desde que os Estados Unidos assinaram seu Acordo de Livre Comércio (ALC) com a Coreia do Sul em março do ano passado, a competitividade da carne bovina australiana ficou em desvantagem e deverá piorar, a menos que o país possa rapidamente fechar seu próprio ALC com Coreia.

A E-Mart é a maior rede de supermercados da Coreia do Sul e completou dez anos de comércio bem sucedido da Darling Downs Wagyu da AACo, companhia que fez uma série de eventos de degustação e promoções em todo o país na semana passada para celebrar a ocasião.

O diretor executivo do E-Mart, Inn-Chul Hur, recebeu o embaixador da Austrália para a Coreia, Bill Paterson, o diretor da AACo, David Crombie, o gerente regional do Meat and Livestock Australia (MLA), Michael Finucan, e outros envolvidos em uma cerimônia especial.

A companhia investiu bastante na promoção, fazendo publicidade através da mídia nacional impressa e disseminando a conscientização através de mídias sociais, que são amplamente populares na Coreia, louca por smartphones.

Um exemplo da alta consideração que o E-Mart tem pelas ofertas de Darling Downs Wagyu em suas lojas é o fato de que a marca é o único produto de carne bovina importada vendida na Coreia que tem uma presença clara e evidente no varejo. Isso inclui material nos pontos de venda, alocação de espaço específico e adesivos nas embalagens (veja fotos). Virtualmente, todas as outras carnes bovinas importadas, tanto dos Estados Unidos como da Austrália, vendidas no varejo na Coreia, têm pouco mais do que o rótulo do varejista e do país de origem.

O gerente geral da AACo, Jason Strong, que acaba de voltar da celebração de aniversário no E-Mart, disse que o segredo para obter uma presença única da marca nos departamentos de produtos resfriados na Coreia como esse, vem da relação única de três vias que vem sido fomentada há mais de uma década entre AACo, o importador, OK Meats, e o E-Mart como varejista. Segundo Strong, essa relação tem funcionado extremamente bem ao longo dos anos. Não tem sido somente um excelente mecanismo para ter o produto no mercado, mas sim, para estabelecer a conscientização sobre a marca.

A Coreia é o maior destino de exportação para o programa Darling Downs Wagyu e a capacidade da E-Mart de vender grandes volumes tem sido uma grande parte disso. Então, por que outras marcas não foram capazes de estabelecer uma presença similar de marca?

De acordo com Strong, trata-se de uma combinação de relação comercial, mas também de massa crítica de produto de alta qualidade que uma grande operação como a AACo é capaz de fornecer a uma companhia do tamanho da E-Mart. Ele sugeriu que não deve haver muitos produtores Wagyu em outro lugar do mundo capazes de fornecer o volume de produtos que a E-Mart requer, em uma base consistente e com a especificação da companhia – mesmo se focarem toda sua produção em um único cliente apenas. Isso destaca o desafio de ir ao varejo, onde todos querem estar mais perto do consumidor.

O E-Mart fornece uma base de volume para uma grande porcentagem de carcaça, permitindo-nos então casar essa oferta com outros mercados de cortes de contra-filé de alto valor. O E-Mart compra cortes de dianteiro.

A espeficiação para a Darling Downs Wagyu pede gado não puro sangue, principalmente F1s a F3s, alimentados por 300-350 dias com uma ração estilo japonesa predominantemente produzindo marmoreio nos escores 4s e 5s, e até maiores. O gado para o programa não são somente criados pela AACo, mas são obtidos através de uma rede criadores de gado dedicado a Wagyu que são fornecedores e estão nos três estados do leste da Austrália.

O produto se compara mais do que favoravelmente com o produto doméstico coreano Hanwoo, bem como com as carnes USDA Choice e Prime, dos Estados Unidos, oferecidas nas lojas E-Mart.

Em resposta ao décimo aniversário do lançamento da marca Darling Downs, a promoção do E-Mart de uma semana também inclui extensiva promoção e exposição nas lojas e degustação de produtos, uma grande parte da estratégia do supermercado coreano. As vendas durante a semana promocional aumentaram em três vezes com relação aos volumes semanais normais nas lojas E-Mart. Algumas lojas ficaram preocupadas com a falta do produto. Os coreanos têm um fluxo muito rápido de informação. O lançamento da promoção ocorreu às 10:30 da manhã; às 11:30 da manhã, as notícias das lojas e as fotos da promoção já estavam na internet e sendo amplamente disseminadas via Twitter e outras mídias sociais e, no começo da tarde, as lojas estavam cheias.

Strong disse que a aliança bem sucedida da companhia com o E-Mart demonstrou o que pode ser feito em parceria com varejistas de grande escala ou clientes de food service em outros mercados para desenvolver a marca em longo prazo.

Apesar da marca Darling Downs Wagyu da AACo ter historicamente competido com a carne bovina doméstica coreana Hanwoo e com as carnes importadas USDA Choice e Prime nas prateleiras do E-Mair, isso tem se tornado cada vez mais difícil no atual ambiente comercial, onde uma crescente disparidade de tarifas de importação existe entre a carne da Austrália e dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos e a Coreia alcançaram um ALC que entrou em efeito em março do ano passado. Esse acordo reduziu imediatamente a tarifa de importação de carne bovina dos Estados Unidos de 40% para 37,33%. Nesse ano, a Austrália tem uma desvantagem de 5,3% na tarifa com relação aos Estados Unidos e, a cada ano, esse dado aumenta 2,67%.

A única solução é a Austrália completar seu próprio ALC com a Coreia, para começar a corrigir a diferença na tarifa. Visões diferentes anteriores dentro dos setores da indústria australiana sobre os termos desejados de um ALC com a Coreia não ajudaram o processo, enviando alguns sinais confusos ao governo. Essa desvantagem na tarifa até agora tem sido controlada dentro da cadeia de fornecimento AACo/OK Foods/E-Mart, mas é somente uma questão de tempo antes de isso impactar diretamente no comércio.

Devido à forte e duradoura relação que a AACo tem com a OK Foods e E-Mart, houve uma administração para manter a posição de preços com os clientes. Porém, o aumento da pressão competitiva da tarifa é somente sustentável por algum tempo. Dentro de um ano ou dois, será colocada uma grande porcentagem da margem em risco, somente por causa da diferença de tarifas entre Estados Unidos/Austrália.

O trabalho de comprometimento comercial de dez anos poderia simplesmente ser destruído. Se não for encontrada uma forma de ter algum retorno na posição tarifária da Austrália, muito rapidamente, então o dano estará feito – e será irreparável na opinião de Strong.

Sem o ALC, a indústria de carne bovina da Austrália ainda terá uma posição comercial na Coreia, mas será um comércio bem diferente do que é hoje. Seria um produto tipo commodity sensível ao preço, a preços menores, e provavelmente seria muito mais volátil, com períodos de demanda, e períodos sem. Se não alcançarmos uma conclusão no ALC, é garantido que o vigésimo aniversário na Coreia para a Darling Downs Wagyu será totalmente diferente do décimo.

A reportagem é do Beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

3 Comments

  1. Valdir A. Athayde disse:

    Essa matéria foi uma das melhores que tive oportunidade de ler nos últimos meses .

  2. Marcelo Ribeiro disse:

    Apenas para adicionar ao comentario, a empresa AACO ja perdeu este ano, mais de AUD 60 milhoes (R$ 118 milhoes). Sera que compensa manter um animal como este no confinamento por ate 12 meses? Apenas 5 cortes (12% da desossa da carcaca quente – HSCW) deste animal recebem o preco premium, os outros sao comercializados como uma commodite normal….
    Boa para pensar!
    Marcelo Ribeiro

  3. Eliel Marcos Palamim disse:

    Dizem os Especialistas:
    “Os sinais econômicos disseminam a percepção de que é muito mais fácil e construtivo produzir o que os consumidores realmente desejam, ao invés de produtos que eles precisam ser convencidos a comprar através de descontos”.

    Eliel Marcos Palamim
    Associação Wagyu (ABCBRW)

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