BRF vai lançar nova marca
14 de agosto de 2017
Publicado edital para contratação temporária de 300 veterinários pelo Mapa
14 de agosto de 2017

Maggi confirma retirada da saponina da vacina contra aftosa

A saponina deverá deixar de ser um dos componentes da vacina contra a febre aftosa, informou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, nesta sexta-feira (11), em Lucas do Rio Verde (MT).

Essa é uma das medidas a serem adotadas para evitar a formação de abcessos após vacinação dos animais. Segundo ele, as doses também serão reduzidas de 5ml para 2,5ml.

A discussão sobre a retirada da saponina se intensificou após o fechamento do mercado norte-americano à importação de carne de gado in natura, em razão da existência de abcessos, além de pedaços de osso encontrados na parte dianteira dos animais.

“Não é uma questão de saúde humana, mas de apresentação. O Brasil é livre de aftosa com vacinação, o que significa que não podemos exportar para um país livre sem vacinação qualquer tipo de carne com osso”. Trata-se de medida preventiva, já que na hipótese de ocorrência da doença, o vírus poderia resistir nos ossos por meses.

Maggi disse que está “tudo sendo arrumado para voltar em breve ao mercado dos Estados Unidos” e que houve convite para uma inspeção veterinária de técnicos norte-americanos ao país, o que deverá acontecer até o fim deste mês.

Fonte: Mapa, adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Leandro Batista disse:

    Seria uma incoerência a dose da vacina com 2,5ml! Todas as nossas pistolas de vacinação é regulada de 1 em 1ml, ou seja, teríamos que comprar um novo equipamento? Existiria um interesse comercial por trás dessa dose? Tomara que seja um equívoco do nosso Ministro da Agricultura e que ao final a dose seja na verdade de 2ml ou 3ml!

plugins premium WordPress