Reposição Fêmea Nelore – 01/10/08
1 de outubro de 2008
Cozinha Nelore Natural realizou curso no projeto UAI durante a Expoinel
3 de outubro de 2008

Lista de fazendas habilitadas a vender para UE já tem 364 propriedades

O Brasil incluiu 35 novas fazendas na lista de propriedades habilitadas a exportar carne bovina in natura para a União Européia. Com a última atualização feita pela Comunidade Européia, a lista de fazendas conta agora com 364 propriedades certificadas, número duas vezes superior ao registrado no final de agosto. Na última semana do mês passado, o Brasil possuía 180 propriedades cadastradas em apenas cinco Estados. Nos últimos 30 dias, o número de fazendas dobrou.

O Brasil incluiu 35 novas fazendas na lista de propriedades habilitadas a exportar carne bovina in natura para a União Européia. Com a última atualização feita pela Comunidade Européia, a lista de fazendas conta agora com 364 propriedades certificadas, número duas vezes superior ao registrado no final de agosto. Na última semana do mês passado, o Brasil possuía 180 propriedades cadastradas em apenas cinco Estados. Nos últimos 30 dias, o número de fazendas dobrou.

De acordo com a última atualização, das 35 novas fazendas, 10 estão localizadas em Minas Gerais, 8 no Rio Grande do Sul, 7 em Mato Grosso, 5 em São Paulo, 4 no Paraná e uma em Goiás.

Com a nova lista, Minas Gerais permanece como Estado que possui o maior número de fazendas habilitadas, 184 propriedades e participação de 50,5% do total. Em segundo lugar aparece Goiás, com 63 (17,3%), seguido por Mato Grosso e Rio Grande do Sul, com 62 e 26 fazendas, respectivamente. Nas três últimas posições estão os Estados do Espírito Santo (16 fazendas), São Paulo (8 fazendas) e Paraná (5 fazendas).

A matéria foi publicada pela Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Leonardo Montes disse:

    No meu modo de ver vislumbro uma grande possibilidade de o sisbov passa a ter uma credibilidade bem maior, porem se o diferencial de preços mantiverem nesse patamar?

    Se os frigorificos manterem uma margem para o pecuarista bem satisfatoria será uma alavanca para o sisbov caso contrario irá de novo tudo por agua abaixo. Mas estamos começando a engatinhar parabens pecuaristas pela credibilidade ao sistema.

  2. Julio Forster de Freitas Lima disse:

    Acho que esse sistema de controle de certificação deve ser pautado pela transparência nas regras e nos procedimentos, portanto, as listas de propriedades aptas para determinado mercado, deveriam ser públicas, onde qualquer pessoa tivesse acesso.

    O resultado dessa transparência serviria para aproximar os produtores, sabendo quem são os exemplos, e incentivar as negociações, pois a indústria sabendo quem está apto disputaria o boi rastreado.

  3. Humberto de Freitas Tavares disse:

    São patéticos estes press releases originados no MAPA, com o intuito meio que leviano de criar um clima de “venha senão você perde o trem”.

    O pecuarista é desconfiado por natureza, e no momento a resposta que tem a dar é que aguarda o dia em que o pagamento dos tais 10 reais a mais por arroba seja feito dois anos antes, e não no momento do abate.

    Com relação ao ERAS, a absoluta maioria já resolveu que não vai aderir. Os que estão se submetendo às inspeções vão, evidentemente, aproveitar o momento fugaz em que os frigoríficos tentam nos engabelar com os tais “10 reais”. Calculadamente, estes boiadeiros vão buscar obter o prêmio nas uma ou duas próximas boiadas abatidas, custeando com ele o gasto em que incorreram na maldita hora em que resolveram virar ERAS. Vacinados pelas histórias de horror que viveram ou ouviram de seus colegas, vão então dar uma grande banana para o MAPA.

    SISBOV? Não brinco mais!

  4. Roberto Ferreira da Silva disse:

    Olá a todos, anda maravilhoso o processo de aprovação de ERAS como conforme.

    As regras estão ficando claras, as interpretações fáceis de serm entendidas; o mercado valorizando quem tem competência para “estar dentro”.

    Abaixo segue o site para visitarem as propriedades aprovadas pela União Europeia para exportar carne “in natura” para aquele mercado.

    http://ec.europa.eu/food/food/biosafety/establishment s/bovineholding/brazil_app_bovine_holdings.pdf

    Realmente é ótimo ser poucos os capazes de participar de tal processo. Assim, sempre a tal diferença na @ vai permanecer.

    Para quem quiser participar do processo, procurem empresas profissionais e que estejam compromissadas com o amigo empresário rural.

  5. Luciano Medici Antunes disse:

    A lista já está chegando nas quinhentas.

    Abraço

  6. Francisco Gilson Gonçalves da Silva disse:

    Sei que é devagar, o importante é que vai continuar crescendo o numero de fazendas habilitadas. Isso é bom, poque a quantidade de problemas que tínhamos e que temos agora é bem menor que antes.

plugins premium WordPress