Les viandes racées: conheça a campanha para promover raças e carnes da França

A Interbev, organização interprofissional do setor de criação de animais e de produção de carne da França, propôs em uma campanha lançada no ano passado um tour pelo país nas regiões de criação de gados das principais raças que produzem carne de alta qualidade.

A campanha, chamada Les viandes racées [algo como “As carnes de raça”]  é destinada ao público em geral e foi feita através de uma comunicação multicanal (filmes, anúncios de imprensa e spots de rádio), pela Publicis Activ.

Uma série de 15 filmes com o tema “Bienvenue au pays des viandes racées” [Bem vindo ao país das carnes de raça] passou pela casa de açougueiros e criadores em Bazadaises, Charolaises, Limousines, Aubrac, Rouge des Pres, Salers.

Uma campanha pensada para cobrir um plano de mídia na imprensa (Le Monde, Le Figaro e PQR), na rádio e nas redes sociais.

“Reconhecidas por seu sabor, sua maciez, sua suculência, essas carnes provêm de raças selecionadas com precisão pela qualidade e finesse de sua carne”, diz o site da campanha.

“Charolaises, Limousines, Blondes d’Aquitaine … os rebanhos vivem principalmente ao ar livre e se alimentam principalmente de pasto e forragens produzidos na fazenda.

Mais de 4.000 pontos de venda estão celebrando a carne no momento: corra rápido e prove a diferença que vem do terroir, da história e do know-how dos profissionais das Carnes de Raça.”

Vídeos

“Eles são dois, jovens, urbanos e curiosos. Neste verão, eles saíram bem humorados para conhecer criadores, açougueiros, chefs para descobrir as ótimas raças de carne de nossas regiões”, diz a descrição do vídeo abaixo.

Bem-estar animal, condições de criação, pastagem, terroir, paisagens, qualidade da carne, conselhos culinários … Todos esses assuntos são abordados para fornecer respostas claras e concretas às questões dos consumidores, através de 15 filmes.

Os vídeos mostram as diversas regiões e raças de bovinos do país e o quanto todas essas características influenciam na produção de uma carne única, de alta qualidade e com a marca registrada da França.

Os 15 filmes podem ser acessados no site: http://www.la-viande.fr/webtv/emission/viandes-racees.

Pontos de vendas

Diferentes dispositivos foram implantados pelas lojas para promover as carnes de raça aos seus clientes: sacolas e outros materiais marketing com cores de outono e receitas sazonais, oferta teatral nas prateleiras com caixas decoradas, entre outras coisas. Isso foi feito por mais de 4.000 pontos de venda.

BiodiversiTerre

Dentre as atividades da campanha, há a participação em eventos, promovendo a carne e oferecendo degustação. Em junho do ano passado, a l’Interprofession Bétail & Viande esteve presente no BiodiversiTerre com 2 espaços dedicados.

Mais de 200 mil visitantes, incluindo a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, caminharam pela avenida Foch e suas 6 pinturas vivas refletindo uma imagem contemporânea e ativa da biodiversidade e da agroecologia.

A pintura “a natureza nos alimenta” foi principalmente dedicada ao setor de criação e de produção de carne, com a presença de 6 vacas (Aubrac, Blonde d’Aquitaine, Charolais, Parthenaise e Salers) acompanhadas por seus criadores. O objetivo era informar não só sobre a função nutritiva da carne, mas sobretudo sobre a importante contribuição dos animais para a biodiversidade.

Ao mesmo tempo, com o apoio do Comitê Regional Ile-de-France, a INTERBEV participou com degustações de carne e vitela grelhadas.  Uma operação bem sucedida com quase 400 kg de carne degustadas em 3 dias.

Confira fotos e vídeo do evento:

Vernissage

A INTERBEV Île-de-France participou em 16 de novembro de uma exposição de vacas chamada  N’est pas racée qui veut (Não é de raça quem quer). Nesta ocasião, foram feitas  degustações de hambúrgueres feitos com carnes francesas preparadas por seis chefs restaurateurs.

A campanha foi lançada em abril do ano passado e foi novamente veiculada em todo o país no final do ano, devido ao grande sucesso e aceitação do público. Apreciada por mais de três quartos dos franceses, a campanha foi considerada “convincente” e “incentivadora”, segundo a Interbev.

Confira mais informações, além de mais videos e fotos no site oficial da campanha, bem como em seu Facebook.

Fontes: http://www.la-viande.frhttp://www.interbev.frhttp://www.cbnews.fr e  http://bovins-viande.reussir.fr, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios


ou utilize o Facebook para comentar