IMA inicia recadastramento de pecuaristas
19 de setembro de 2017
Saiba quem é Zé Mineiro, fundador da JBS e novo presidente da empresa
19 de setembro de 2017

JBS tentou fazer pressão no mercado

Foi um movimento rápido e, oficialmente, sequer comentado. Mas logo após a prisão dos irmãos Batista, na última semana, a JBS, paralisou a atividade de alguns frigoríficos bovinos. Fontes dizem que ontem o abate havia voltado à normalidade. A medida seria uma espécie de retaliação.

“A empresa faz isso propositalmente, para depreciar o preço do produto. Agem no mercado de forma predadora”, disparou Antonio Alvarenga Neto, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), no evento Brasil de Ideias, realizado pela Revista Voto, na Capital.

Procurada, a JBS afirmou, por meio da assessoria, que não comentaria o assunto. O poder de fogo da companhia está justamente na sua representatividade – 25% do processamento de carne bovina no país e 52% das exportações desse tipo de carne. No Mato Grosso, a dependência é ainda maior: 49% do gado tem unidades da empresa como destino.

A definição do nome de José Batista Sobrinho, conhecido como Zé Mineiro, o patriarca da família, para o comando da empresa, e a intervenção de outros acionistas teriam feito, no entanto, os negócios – e os abates – retomarem o rumo da normalidade.

Para Maurício Velloso, presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura de Goiás (Faeg), enquanto “houver um Batista na direção, a empresa continuará sofrendo uma crise de credibilidade”

“Apesar de o Zé Mineiro ser merecedor de todo o respeito, ele não possui a expertise necessária para tocar uma empresa, um negócio do porte e da abrangência que tem a JBS”.

Para o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, é preciso, no entanto, separar as pessoas da companhia para mais do que garantir a produção, preservar os mais de 120 mil empregos que a empresa gera no Brasil.

Fonte: Zero Hora, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress