JBS desbanca BRF e vence disputa para fornecer hambúrguer ao McDonald’s

A JBS está prestes a desbancar a BRF e se tornar fornecedora exclusiva de hambúrguer para o McDonald’s no Brasil. Até então, as duas empresas forneciam a carne servida na rede. O contrato ainda não foi assinado, mas as tratativas estão avançadas.

A transação é mais um capítulo da disputa acirrada que JBS, dona da
marca Seara, e BRF, dona de Sadia e Perdigão, vêm travando nos últimos anos. A concorrência entre as duas é forte nas gôndolas dos supermercados do país e se estende também ao segmento de food service. O McDonald’s, o alvo da vez, é a maior rede de restaurantes do Brasil – com mais de 850 lojas.

Embora os números envolvidos sejam “pequenos” quando comparados ao porte de BRF e JBS – empresas que faturam mais de R$ 30 bilhões e R$ 160 bilhões por ano, respectivamente -, o contrato com a rede de fast food é relevante.

No Brasil, o McDonald’s consome, em média, 33 mil toneladas de hambúrgueres de carne bovina ao ano, apurou a reportagem. Segundo estimativa de mercado, o preço da tonelada de hambúrguer gira entre R$ 10,5 mil e R$ 13 mil.

Considerando o preço mais baixo, o contrato de fornecimento de carne bovina com a rede de restaurantes ficaria próximo de R$ 350 milhões.

Para o McDonald’s, é um contrato importante. Entre janeiro e setembro do ano passado (últimos dados disponíveis), a Arcos Dorados, operadora da rede de restaurantes na América Latina, reportou uma receita líquida de US$ 955 milhões. As lojas no Brasil respondem por 50% do total – o equivalente a R$ 1,528 bilhão, considerando o dólar a R$ 3,20.

Em nota, a Arcos Dorados informou que a BRF “é um importante parceiro comercial da companhia e que seguirá fornecendo produtos para a rede”.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.


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