Assembleia debaterá incorporação de Minerva Alimentos por Minerva S.A.
20 de setembro de 2017
CNA: João Martins é reeleito para presidência até 2021
20 de setembro de 2017

JBS ameaça processar Paulo Rabello de Castro e BNDES

A JBS ameaça processar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e seu presidente, Paulo Rabello de Castro, por declarações dadas pelo executivo à imprensa após reunião do conselho de administração da empresa aprovar o nome de José Batista Sobrinho como novo CEO.

Realizada no sábado à noite, a reunião também definiu a criação de um time de executivos para assessorar o fundador da JBS no cargo, entre outras medidas.

Na carta, a JBS afirma que, além de Rabello de Castro ter se referido à empresa e à ação de seus conselheiros usando “termos inapropriados” – como “malandragem”, “hora de programa humorístico” e “anã em governança” -, o presidente do BNDES fez “declarações contraditórias”.

Por causa dessas e outras declarações, a JBS afirma na carta que o BNDES, na condição de acionista da companhia – por meio de seu braço de participações (BNDESPar), o banco de fomento tem participação de 21,3%, menor apenas que a da família controladora (42,5%) – poderá ser responsabilizado pelos danos causados à empresa, “numa típica configuração do chamado abuso de minoria”.

Nesse contexto, a companhia diz que poderá tomar “as medidas legais necessárias à proteção de seus direitos e dos seus acionistas”.
Na reunião de sábado, as decisões tiveram o aval da conselheira independente Cláudia Azeredo Santos, que já havia renunciado mas permanecerá no posto até 9 de outubro. Daí por que, Rabello de Castro disse na segunda-feira que não tentaria derrubar a nova gestão.

O banco já confirmou os substitutos dos conselheiros independentes que o representavam no conselho da empresa – além de Cláudia, Maurício Luchetti também renunciou. Eles serão substituídos por Cledorvino Belini, ex-presidente da Fiat, e por Roberto Penteado Camargo Ticoulat, vice- presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress