10º Burger Fest estreia serviço de delivery
5 de maio de 2017
Leilões públicos apoiam comercialização de milho de Mato Grosso
5 de maio de 2017

Indígenas de Raposa Serra do Sol vacinam gado contra aftosa

Quando chega a época da vacinação contra a febre aftosa na reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, os líderes locais procuram as equipes da campanha Agulha Oficial para agendar os dias de imunizar o rebanho bovino. A mobilização dos tuxauas – chefes de aldeias – é responsável por parte do êxito das ações de prevenção à doença na região.

Durante a 14ª fase da primeira etapa da campanha, realizada no mês passado, 21,6 mil animais foram vacinados em 60 comunidades do município de Pacaraima.

Promovida há sete anos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Agência de Defesa do Estado de Roraima (Aderr), a campanha é elogiada pelos indígenas.

A primeira etapa da campanha, com suas diversas fases, ocorre em abril e maio. Até o dia 31 deste mês, 44,6 mil animais devem ser imunizados em Raposa Serra do Sol. Do total, 17,6 mil cabeças de gado estão em Pacaraima; 15 mil, em Uiramutã; e 12 mil, em Normandia. Assim como Pacaraima, os outros dois municípios também ficam dentro da reserva indígena.

Segundo Francisco Salles, um dos coordenadores da vacinação no território indígena, 16 técnicos do Mapa, Funai e Aderr participam desta primeira etapa da campanha. “A cada ano, as comunidades indígenas se conscientizam mais sobre a importância de ter um rebanho livre de doenças, o que ajuda Roraima a manter o status de área livre de aftosa.”

 

Um dos grandes desafios da campanha de prevenção à aftosa em Raposa Serra do Sol, ressalta Salles, são os deslocamentos até as comunidades de difícil acesso. “Os técnicos chegam a caminhar mais de três horas carregando nas costas o isopor com as doses da vacina ”, diz Salles.

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress