Homens vegetarianos têm duas vezes mais chances de sofrer de depressão do que os que comem carne, mostra novo estudo

Um estudo da Universidade de Bristol com quase 10 mil homens no sudoeste da Inglaterra descobriu que aqueles que deixaram de comer carne eram quase duas vezes mais propensos a sofrer de depressão do que aqueles com uma dieta equilibrada convencional.

O estudo mostrou que os 350 vegetarianos apresentaram maior escore de depressão média em comparação com outros.

O artigo, publicado no Journal of Affective Disorders, disse que uma dieta vegetariana levou a uma menor ingestão de vitamina B12 e maior consumo de nozes ricas em ácidos graxos ômega-6, que podem estar ligados a maior risco de problemas de saúde mental.

“Outros fatores potenciais incluem altos níveis sanguíneos de fitoestrógenos – devido principalmente a dietas ricas em vegetais e soja. Outro fator potencial que contribui é que a ingestão mais baixa de frutos do mar parece estar associada a um maior risco de sintomas depressivos.” Cerca de um em cada 20 britânicos são vegetarianos e a maioria são mulheres.

O número de veganos, que não comem nenhum produto animal, incluindo produtos lácteos e ovos, aumentou em 360% na última década de 150.000 em 2007 para 542.000. A pesquisa mais recente é a primeira a se concentrar apenas nos homens, com dois terços sendo vegetarianos há mais de uma década e alguns por até 41 anos.

Os autores descobriram pouco mais da metade dos veganos e 7% dos vegetarianos eram deficientes em vitamina B12 – que é encontrada na carne vermelha e desempenha um papel importante na produção de substâncias químicas cerebrais que influenciam o humor.

O estudo afirma que a dieta é conhecida como parte na depressão e que as deficiências no ferro são outra possível explicação para as descobertas.

Aqueles que tinham sido vegetarianos por mais tempo mostraram uma tendência para maiores escores de depressão ao longo do tempo.

No entanto, os autores não descartaram que a decisão de adotar uma dieta vegetariana pode ser um sintoma de depressão.

Fonte: Daily Mail, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.


ou utilize o Facebook para comentar