Mercado Físico da Vaca – 19/04/10
19 de abril de 2010
Mercados Futuros – 20/04/10
22 de abril de 2010

Grupo Farm focará ações em mudanças climáticas

A Federação das Associações Rurais do Mercosul (Grupo Farm) fechou ontem (19) sua pauta de atuação para os próximos anos após debate de três dias em Punta del Leste, no Uruguai. Segundo o presidente da Farsul e diretor vice-presidente de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da CNA, Carlos Sperotto, serão priorizadas ações relacionadas a mudanças do clima e ao comércio entre Mercosul e União Europeia.

A Federação das Associações Rurais do Mercosul (Grupo Farm) fechou ontem (19) sua pauta de atuação para os próximos anos após debate de três dias em Punta del Leste, no Uruguai. Segundo o presidente da Farsul e diretor vice-presidente de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da CNA, Carlos Sperotto, serão priorizadas ações relacionadas a mudanças do clima e ao comércio entre Mercosul e União Europeia. O próximo encontro do grupo será em Porto Alegre em data ainda não definida.

O Grupo Farm entregou, ontem (19), no primeiro dia da 35ª Reunião Ministerial do Grupo Cairns, documento posicionando preocupação e desilusão com relação à falta de avanços da rodada de Doha. “Queremos que os resultados sejam alcançados”, disse Sperotto. O objetivo do encontro, que termina hoje, é analisar uma forma de concluir a rodada iniciada em 2001 pela Organização Mundial do Comércio e paralisada em 2005.

Sperotto disse que o objetivo do Grupo Farm é destacar a importância do Mercosul no fornecimento de alimentos. O Grupo Cairns, que reúne 19 países e 25% das exportações agrícolas mundiais, exige cortes nas tarifas alfandegárias e a supressão total dos subsídios vigentes nos países desenvolvidos aos embarques do setor. Os participantes aguardam novidades hoje na apresentação do representante comercial adjunto dos Estados Unidos, Michael Punke.

As informações são do Jornal Correio do Povo/RS, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress