Pessoas mais velhas deveriam comer mais carne, diz especialista canadense
13 de junho de 2012
Marfrig recebe certificação Rainforest Alliance
13 de junho de 2012

Frigoríficos lamentam rejeição de taxa de exportação para bovinos vivos

Para a Camex, entretanto, a quantidade exportada não cresce de forma a ameaçar o suprimento nacional, já que o rebanho tem aumentado, apesar de incremento nas exportações de bovinos vivos. O pedido para a criação do imposto partiu da JBS, maior processadora mundial de carnes, endossado pelas associações do setor.

A União Nacional da Indústria da Carne (Uniec) divulgou (12/jun) nota em que lamenta a decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que rejeitou ontem pedido de imposição de imposto de exportação de 30% sobre as vendas ao exterior de bovinos vivos.

Para a entidade, “fica comprovada a contradição do governo federal que, no discurso, prega a geração de emprego e renda com a verticalização da produção para o incremento da exportação de bens com maior valor agregado mas, na prática, continua imóvel diante da crescente exportação de matérias primas, como é o caso do boi”.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a Uniec e a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), que fizeram a demanda, justificaram que a exportação de bovinos vivos havia registrado um acentuado crescimento nos últimos anos, o que estaria limitando a oferta de animais para a indústria de frigoríficos no mercado interno.

Para a Camex, entretanto, a quantidade exportada não cresce de forma a ameaçar o suprimento nacional, já que o rebanho tem aumentado, apesar de incremento nas exportações de bovinos vivos.

O pedido para a criação do imposto partiu da JBS, maior processadora mundial de carnes, endossado pelas associações do setor.

Fonte: jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Leia notícias relacionadas:

UNIEC lamenta decisão da CAMEX sobre a não taxação das exportações de bovinos

Exportação de boi em pé: Camex nega pedido de taxação

1 Comment

  1. Delmar Ezequiel Storck disse:

    O Brasil está estupefato com essa notícia: a indústria que vive reclamando do excesso de tributação pedindo que seja taxada a exportação. É muita hipocrisia e depois dizem que não há pontos de confrontação com o produtor rural. Querem um bando de cordeiros acatem tudo e vendam o seu produto pelo preço que querem pagar. Por cima ainda querem dinheiro barato do BNDES para tocar o seu negócio eliminando a concorrência: esse é o Brasil!!!!

plugins premium WordPress