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Frigorífico digitaliza operação e vende carnes via mídias sociais

Ao perceber um recuo nas vendas de carnes premium para restaurantes, o empresário Felipe Roselli, de Campinas, interior de São Paulo, decidiu digitalizar por completo sua empresa de distribuição de proteína animal. Hoje, o Clube da Picanha Trend faz cinco mil vendas por mês via mídias sociais e aplicativo próprio.

Com cerca de 40 funcionários administrando 250 grupos de WhatsApp, Roselli afirma que, atualmente, 99% de suas operações se dão por meio de plataformas virtuais. “Nossos principais canais de venda são o Facebook, Instagram e WhatsApp”, afirma Roselli. De acordo com ele, além da migração virtual no modelo de vendas e de distribuição, o público-alvo do negócio também mudou e o faturameno tem apresentado crescimento médio, em relação à fase analógica da empresa, de 300%, garante o empreendedor.

Desde sua fundação – há 15 anos – até junho de 2016, a empresa tinha foco exclusivo em vendas para estabelecimentos comerciais, como por exemplo restaurantes e redes varejistas. Porém, em razão da diminuição na demanda desse nicho, a base de clientes do negócio passou a ser composta em 95% por consumidores. “Percebemos uma mudança no comportamento dos clientes, as pessoas estão preferindo elaborar os próprios pratos em casa em vez de comer fora”, diz Roselli.

Para a analista de negócios do Sebrae Roberta Sodré, a proposta de focar totalmente no modelo de delivery pode ser benéfica ao negócio, pois “hoje os condomínios já oferecem salas gourmet e uma estrutura para as pessoas”.

A especialista ainda destaca que, além de ajudar na redução dos custos fixos da empresa, a adesão às mídias sociais faz com que os anúncios da empresa se proliferem com maior rapidez entre os possíveis clientes. Por meio das plataformas digitais, o usuário que faz a encomenda de carne recebe os produtos no máximo em dois dias. A empresa realiza entregas em todo o Estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Até o final do semestre de 2018, Roselli conta que pretende atender mais três regiões no Brasil: Paraná, Brasília e Goiânia.

Desde o início de 2018, o Clube da Picanha utiliza um chatbot para agilizar a interação entre os usuários e empresa, com a função de atender as solicitações de clientes e registrá-las 24 horas por dia. Existe também a possibilidade de realizar o pedido por meio do atendimento humano.

O transporte dos produtos é feito, dependendo da localidade, por uma companhia terceirizada ou pela própria equipe da empresa. Os clientes também têm a opção de comprar as carnes em 70 pontos de revenda – todos localizados em lojas de conveniência em postos de gasolina no interior de São Paulo.

Fonte: DCI

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