Antecipação de custeio agrícola contribui para estruturar safra 2018/2019
31 de janeiro de 2018
Mercado da carne de RO fecha 2017 em alta
31 de janeiro de 2018

Exportadores mostram apreensão com detalhes da proposta

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antonio Camardelli, tem dúvidas sobre a oferta de 99 mil toneladas de carne bovina com tarifa de importação mais baixa feita pela União Europeia ao Mercosul. O que preocupa é que, na prática, a proposta pode significar pouco avanço em relação à oferta anterior, de uma cota de 70 mil toneladas de carne bovina. Ocorre que na nova proposta, diz ele, ainda não está claro se o volume de carne da cota a que o Mercosul teria direito seria expresso em equivalente carcaça ou toneladas.

Se estiver em equivalente carcaça, como suspeita o presidente da Abiec, as 99 mil toneladas propostas pelos europeus significam 76 mil toneladas de carne bovina, o que representa pouca diferença na comparação com a oferta anterior.

Diante dessa falta de clareza, a Abiec pediu mais detalhes aos negociadores do Brasil em Bruxelas. Além disso, os exportadores também demonstram preocupação com possíveis barreiras técnicas da União Europeia no futuro. Segundo Camardelli, mesmo se uma cota de 70 mil toneladas for aprovada, é preciso garantir que os europeus não lancem mão de embargos com argumentos sanitários para barrar a carne do Mercosul.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress