JBS deve reduzir seu ritmo de aquisições
18 de março de 2016
Entidade premia os melhores criadores de novilho precoce em MS
18 de março de 2016

Exportações de carnes para Cuba são recorde

As exportações brasileiras de carnes para Cuba experimentaram seu melhor momento no ano passado, alcançando recordes tanto em valor quanto em volume. Segundo Tatiana Palermo, secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as vendas mais do que dobraram entre 2014 e 2015, avançando de US$ 60,281 milhões para US$ 127,352 milhões, num salto de 111,3%. Esses valores corresponderam ao embarque de 56,1 mil toneladas em 2014 e praticamente 110,5 mil toneladas no ano passado, alta de 97%.

O forte crescimento, comenta Tatiana, foi puxado principalmente pelas vendas de frango, mas houve reação igualmente nos negócios envolvendo a carne bovina, embora em dimensão menor.

Não se espera que o volume de negócios volte a dobrar em 2016, mas o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra,  acredita que deve ser mantido algum crescimento, “dentro das possibilidades do mercado cubano”. A aproximação maior entre Brasil e Cuba, acrescenta ele, pode ajudar nesse processo. Até o final de março, segundo Turra, espera-se a chegada ao Brasil da primeira missão cubana deste ano.

A despeito dos esforços e dos avanços registrados, o fato é que a participação do mercado cubano como destino das exportações totais da indústria brasileira de carnes mantém-se ainda bastante acanhada. A  fatia cubana nas vendas do setor continuava limitada a 0,86% no valor exportado, somando 1,71% em volume.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress